SZS Comunicação

Notícias10 mil metros quadrados em 140 dias

10 mil metros quadrados em 140 dias

Fundada em 1991, na cidade de São Paulo, a Hoga Construções vê a região de Sorocaba como uma das mais promissoras para o segmento de grandes construções de prédios industriais e comerciais executadas com o uso da metodologia fast construction (construção rápida). A constatação não é fruto, somente, de projeções mercadológicas. Baseia-se em fatos. “Recentemente, construímos os prédios que abrigam a Leroy Merlin, a indústria Ihara, a nova loja do Makro e a igreja dos Mórmons”, revela João Paulo Patrício, diretor da construtora.



Makro Sorocaba – Loja de 9.228,66 m2 em 143 dias



Um dos pilares da Hoga é a tradição que possui no mercado nacional – a empresa já construiu 333.146,89 metros quadrados, distribuídos em inúmeras edificações, como para a TV Cultura, Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, redes de academias de ginástica, indústrias, bancos, entre outros.



Outro ponto de diferenciação da construtora é a expertise em fast construction. Segundo João Patrício, o prédio da Leroy Merlin, com seus 28.000,00 metros quadrados, foi construído em 150 dias. O da Makro, de 9.228,66 metros quadrados, em 123 dias de obra mais trinta dias de projeto. Detalhe: esses prazos envolvem todas as etapas da construção, ou seja, da terraplanagem ao acabamento.



“No caso da Ihara, construímos módulos adicionais para a nova planta da área de herbicidas, que fica dentro da fábrica já existente e, consequentemente, em funcionamento”, relata João. “Tudo isso foi feito em plena sintonia com as normas de segurança do trabalho e da própria indústria, sem que fosse registrado qualquer tipo de ocorrência ou problema”.



Fast Construction



João Patrício conta que a metodologia fast construction consiste num complexo processo de sinergia e logística entre todos os agentes envolvidos na construção, desde o planejamento até a execução da última etapa, com destaque para a fidelização da cadeia de fornecedores, sejam eles internos ou externos, e para os feedbacks sobre cada etapa da obra. Trata-se muito mais de um processo de gestão que um sistema de construção, destaca o diretor da Hoga Construções.



É, em outras palavras, um meio de trabalho estabelecido a partir de uma rota rápida e direta, na qual se compactam e aceleram os processos construtivos como um todo. O método tem, entre seus benefícios, a padronização e racionalização dos processos de concepção e construção, melhor organização do projeto, rapidez, eficácia e economia de escala, gerados pela otimização dos processos e uso dos recursos, e resultados de qualidade.



De acordo com João Patrício, é como se a construção passasse a ser gerenciada como uma linha de produção industrial, na qual os processos são executados simultaneamente, com padronização, exatidão e aferição rigorosa.



Incorporações



Em 2005, a Hoga Construções decidiu atuar no segmento de incorporações. Desde então, já construiu cerca de duas mil unidades habitacionais e, em breve, deverá entregar mais mil. “Estudamos ingressar nessa área, na região de Sorocaba”, revela João Patrício.



Planos e diferenciais

Dizendo ter se surpreendido com o espírito de transparência existente em Sorocaba e com a boa acolhida oferecida por seus habitantes, João conta que a Hoga Construções quer expandir seus negócios na região. “A cultura desta empresa é construir como se fosse para nós mesmos e queremos estar cada vez mais presentes em Sorocaba”, revela. Aliás, Hoga, em tupi-guarani, significa ‘sua casa’.



A empresa tem outro diferencial. “Gostamos de surpreender nossos clientes”, diz Fábio Caldeira, diretor comercial da Hoga Construções. “Não somos uma empreiteira, mas uma empresa de engenharia que aplica práticas avançadas de engenharia em todas as obras que executa”, afirma.

d

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis ultricies nec