5 passos para criar um jardim sensorial para seu gato

Os jardins sensoriais têm se tornado cada vez mais populares – sobretudo em abrigos para animais, onde cães e gatos chegam com altíssimos níveis de estresse. Estes espaços são repletos de plantas e objetos que despertam a atenção do pet, convidando às brincadeiras e experiências relaxantes.

No caso dos gatos, procura-se proporcionar desafios diários, tanto físicos quanto mentais.

Abaixo, indicamos algumas ideias para despertar cada um dos cinco sentidos. Converse, também, com seu veterinário: ele poderá trazer mais dicas bacanas e em conta.

  1. Tato: espalhe algumas cadeiras do lado de fora da sua casa. Este é um objeto familiar que servirá como um ótimo posto de observação. Lembre-se de proporcionar conforto! Separe almofadas para um banho de sol relaxante.
  2. Audição: um sino dos ventos é uma ótima opção para tornar a atmosfera mais zen – inclusive para você! Caso haja espaço de sobra, fontes de água são uma alternativa interessante.
  3. Paladar: esconda petiscos pelo seu quintal. Apenas tome cuidado para não atrair outros felinos!
  4. Olfato: a erva-dos-gatos e a valeriana são fascinantes para os gatinhos. Eles podem mastigar e rolar pelas plantas por horas!
  5. Visão: rosas e girassóis são atraentes tanto para os humanos quanto para os animais. Opte por flores amarelas, já que o seu felino não enxerga verde nem vermelho.

Você também pode gostar: