5 passos para criar um jardim sensorial para seu gato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Os jardins sensoriais têm se tornado cada vez mais populares – sobretudo em abrigos para animais, onde cães e gatos chegam com altíssimos níveis de estresse. Estes espaços são repletos de plantas e objetos que despertam a atenção do pet, convidando às brincadeiras e experiências relaxantes.

No caso dos gatos, procura-se proporcionar desafios diários, tanto físicos quanto mentais.

Abaixo, indicamos algumas ideias para despertar cada um dos cinco sentidos. Converse, também, com seu veterinário: ele poderá trazer mais dicas bacanas e em conta.

  1. Tato: espalhe algumas cadeiras do lado de fora da sua casa. Este é um objeto familiar que servirá como um ótimo posto de observação. Lembre-se de proporcionar conforto! Separe almofadas para um banho de sol relaxante.
  2. Audição: um sino dos ventos é uma ótima opção para tornar a atmosfera mais zen – inclusive para você! Caso haja espaço de sobra, fontes de água são uma alternativa interessante.
  3. Paladar: esconda petiscos pelo seu quintal. Apenas tome cuidado para não atrair outros felinos!
  4. Olfato: a erva-dos-gatos e a valeriana são fascinantes para os gatinhos. Eles podem mastigar e rolar pelas plantas por horas!
  5. Visão: rosas e girassóis são atraentes tanto para os humanos quanto para os animais. Opte por flores amarelas, já que o seu felino não enxerga verde nem vermelho.

E mais: