Ação da Unimed Sorocaba recordou Dia Nacional de Controle da Hipertensão

A Unimed Sorocaba promoveu entre os dias 24 e 30 de abril sua Semana de Controle da Hipertensão, em parceria com a rede de supermercados Coop (Cooperativa de Consumo). A iniciativa recordou o Dia Nacional de Controle da Hipertensão Arterial – 26 de abril.

O projeto expôs, nos setores de hortifruti do supermercado, placas incentivando hábitos saudáveis e o consumo de frutas, verduras e legumes que auxiliam no combate à hipertensão. A ação impactou centenas de pessoas que passaram pelos corredores do supermercado durante os dias da campanha. Um vídeo, que pode ser visto na página da Unimed Sorocaba no Facebook, registrou a interação do público com as mensagens de estímulo à alimentação correta.

Segundo Péricles Sidnei Salmazo, cardiologista da Unimed Sorocaba e coordenador do Comitê de Cardiologia da instituição, cerca de 32% da população adulta no Brasil sofre com a doença.

“São 36 milhões de pessoas, aproximadamente, número bastante elevado. Na população com mais de 75 anos, a hipertensão já atinge mais de 60%. Projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) colocam o Brasil como número 1 no mundo em casos de morte por doenças cardiovasculares e a hipertensão é o fator de risco mais prevalente”, disse.

De acordo com o cardiologista, “para que consigamos reduzir os índices de complicações e mortalidade, devemos começar nos conscientizando sobre a importância do problema e tomar atitudes logo cedo, antes do aparecimento de sintomas ou complicações”.