SZS Comunicação

NotíciasAção em parceria com PUC-SP conscientiza sobre riscos de acidentes no trânsito

Ação em parceria com PUC-SP conscientiza sobre riscos de acidentes no trânsito

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP recebeu, no último dia 11, a primeira edição de 2016 do projeto “Party Brasil: na Direção da Vida”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes. A ação tem por objetivo conscientizar os jovens para a importância de medidas de prevenção no trânsito – como o uso do cinto de segurança – e a não ingestão de bebida alcoólica ao dirigir, entre outras condutas atreladas à direção de veículos automotores.

Participaram do evento, realizado no auditório da PUC-SP, alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Sorocaba que estão prestes a adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os adolescentes assistiram palestras e ouviram testemunhos de quem já sofreu eventos traumáticos no trânsito. Visitaram, ainda, o setor de Trauma do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, onde tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com os residentes da PUC-SP e com o coordenador do curso de Medicina da faculdade, o Professor Doutor José Mauro da Silva Rodrigues. O intuito foi sensibilizar os jovens sobre os riscos da direção perigosa e do não uso do cinto de segurança, além de torná-los multiplicadores deste trabalho de conscientização.

Sobre o Party Brasil

O projeto teve início em 2015 e já orientou mais de 160 adolescentes de Sorocaba. O Party Brasil – Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook, no Canadá, em janeiro de 1986. O programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto.

Desde o primeiro Party, em 1986, o programa tem crescido imensamente. Atualmente, ele é difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados, inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente.

Esse programa busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação. O modelo a ser seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.

d

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis ultricies nec