Alunos da PUC-SP orientam população sobre cuidados com acamados

Na tarde de 15 de outubro, alunos do segundo ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, em parceria com a Sociedade Médica de Sorocaba e a Associação Paulista de Medicina, realizaram o Viva Bem Sorocaba. A ação consistiu em um workshop sobre cuidados com acamados, aferição da pressão arterial e testes de glicemia no público. Mais de 90 pessoas foram atendidas durante o evento, que teve espaço na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vitória Régia.

A palestra sobre os cuidados com acamados foi ministrada pelo fisioterapeuta Marcos Iae Sato. De acordo com a aluna Patrícia Ko, representante do grupo, o tema foi escolhido após os estudantes constatarem problemas da UBS em receber esse tipo de paciente. “Orientamos a população sobre, por exemplo, como mudar a posição de um familiar acamado e os cuidados básicos para tomar com os doentes.”

Segundo o coordenador da disciplina de Prática de Atenção à Saúde (PAS), Wilson Olegário Campagnone, é importante que os estudantes tenham feito seu primeiro contato direto com uma comunidade: “É um projeto desenvolvido e executado por eles. Como é preventivo, além da aferição de pressão e dos testes de glicemia, foi possível orientar os presentes”.