Associação Brasileira de Odontologia abre matrículas em Sorocaba

A regional de Sorocaba da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) está com matrículas abertas para os cursos de especialização em Ortodontia e Implantodontia. As inscrições devem ser feitas na própria instituição, localizada na Av. Armando Sales de Oliveira, 184, Trujillo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3357-0312 ou 3357-0314.

Especialização em ortodontia
O curso será desenvolvido em 2.000 horas/aula e terá duração de 36 meses. As aulas serão ministradas quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 20h30, e aos sábados, das 8 às 18 horas, e enfocarão aspectos atuais da área e a formação de especialistas qualificados para atuação clínica. Os módulos abordam desde a oclusão estática e funcional; biótipo periodontal e facial inicial até o custo biológico da movimentação ortodôntica e o uso de técnicas comprovadas cientificamente.

No conteúdo programático constam temas como ortodontia preventiva e interceptiva; fundamentos biológicos aplicados à ortodontia; crescimento e desenvolvimento craniofacial, considerando os fatores genéticos e ambientais; bases para o diagnóstico e tratamento de erros dentários e/ou esqueléticos e estéticos; sistema de ancoragem com mini-implantes e miniplacas; soluções simplificadas em expansões, oclusão funcional e arco do sorriso; sistema de diagnóstico e plano de tratamento baseado na morfologia facial, por meio de avaliação bidimensional (2D) e tridimensional (3D); técnica Straight Wire (bráquetes convencionais e autoligáveis), prescrição Roth e MBT e técnica do arco segmentado quando necessário; seleção e individualização dos torques; protocolos de aparelhos ortopédicos removíveis em crianças e jovens e aparelhos ortopédicos fixos rígidos e híbridos, associados a aparelhagem corretiva, em jovens e adultos; biomecânica ortodôntica com ênfase em finalizações; relação marketing-paciente, clínica e ortodontista; fotografia em ortodontia; alinhadores estéticos; cirurgia ortognática contemporânea: uma visão clínica; tratamento ortodôntico em pacientes com disfunções temporomandibulares e mutilados; discussão e planejamentos de casos clínicos tratados no curso e casos clínicos particulares dos alunos.

Especialização em implantodontia
Desenvolvido em 24 meses e 1.240 horas/aula, o programa terá suas aulas – teóricas, laboratoriais e clínicas – em uma única quarta-feira e um único sábado, sempre das 8 às 18 horas, e terá como objetivo estimular o desenvolvimento da ação motora e mental, permitindo a formação integral, teórica e prática de especialistas aptos a executarem, de forma segura e harmoniosa, as terapias cirúrgicas da implantodontia, sempre associadas à prótese sobre implantes.

Ao final do curso, o aluno estará capacitado a elaborar diagnósticos, planejamentos reabilitadores e tratamentos reconstrutores de altíssimo nível estético, biológico e funcional. No conteúdo programático constam os seguintes temas: princípios cirúrgicos; sistemas de implantes; próteses sobre implantes; fotografia odontológica; emergências médicas; planejamento reabilitador em implantodontia; implantes inclinados (all-on-4); implantes zigomáticos; enxertos ósseos; levantamento do seio maxilar; regeneração tecidual guiada; reconstrução tecidual estética peri-implantar; planejamento virtual – cirurgias guiadas; sistemas de próteses CAD/CAM e gestão e inovação na implantodontia.

Mais assuntos relacionados