Crises de enxaqueca aumentaram na pandemia

A enxaqueca é uma doença de predisposição genética e causas neurológicas, cujo sintoma mais conhecido é a dor de cabeça. Alguns fatores como estresse, ansiedade, angústia, privação de sono e postura inadequada em frente ao computador (ocorrência frequente no trabalho home office) agravam o problema. Como se já não bastasse o medo da Covid-19 em si, preocupações de ordem financeira; …

Ver post

Covid-19: genética poderá identificar pessoas propensas a agravamento da doença

O principal receio das pessoas sobre a Covid-19 é se, uma vez contaminadas, elas terão seu quadro agravado. Alguns artigos científicos que vêm sendo publicados desde o início da pandemia indicam que a genética poderá dar essa resposta. Segundo a professora-mestre Marta Wey Vieira, pediatra, geneticista e coordenadora geral do Internato da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da …

Ver post

Farmácia Comunitária une ensino e cidadania

A Farmácia Comunitária Vital Brazil é um dos muitos exemplos sobre como a vida universitária nas profissões da saúde pode unir o ensino à cidadania. Ela foi criada na década de 60 pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP e, anos depois, ganhou o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso). Desde então, oferece medicamentos de forma gratuita à …

Ver post

Ligas da PUC-SP, Unicamp, UMC, FASM e UFRJ debatem a saúde da população negra

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de agosto, acontecerá a II Jornada Acadêmica da Saúde da População Negra. O objetivo do evento será discutir as temáticas de racismo, saúde mental, LGBTQIA+, fobia, doenças prevalentes na população negra, a Covid-19 nas populações vulneráveis e o papel dos diversos profissionais de saúde frente a essas questões, visando a uma educação antirracista. A jornada será …

Ver post

Câncer de ovário: falta de conhecimento sobre tema e diagnóstico tardio prejudicam tratamento

A data de 8 de maio marca o Dia Mundial do Câncer de Ovário, principal causa de morte entre os tumores ginecológicos. Apesar de sua alta taxa de letalidade, pouco se ouve falar sobre esta doença. Ainda faltam métodos de rastreamento para diagnosticá-la e os sintomas aparecem tardiamente, reduzindo a possibilidade de um tratamento bem-sucedido. A doutora Alice Francisco, mastologista …

Ver post

Doença de Parkinson: cerca de 1% da população é portadora dessa enfermidade neurológica crônica

Celebrado em 11 de abril, o Dia Mundial do Parkinson faz um alerta sobre a doença. “Trata-se de uma enfermidade neurológica crônica, que se caracteriza por, pelo menos, dois sintomas dentre um grupo formado por tremor de repouso e grosseiro (quando as mãos estão paradas), rigidez muscular, lentificação na marcha (dificuldade em se movimentar, passos que podem ser curtos e arrastados) e alteração de postura e equilíbrio”, …

Ver post

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril porque a data coincide com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a sociedade a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e, também, falar de alguns problemas de saúde que atingem a população global, alertando …

Ver post

2 de abril: Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O autismo, ou Transtorno de Espectro Autista (TEA), como é denominado atualmente, é uma condição de saúde caracterizada pela dificuldade de comunicação e/ou nas relações sociais, por comportamentos mais repetitivos e interesses restritos, de formas mais fixas e intensas. A data de 2 de abril é reservada para se discutir a questão em nível mundial. O professor do Departamento de …

Ver post