fbpx

Brasil está à frente dos EUA em número de cirurgias plásticas

De acordo com as estatísticas divulgadas pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), mais de 23 milhões de procedimentos cosméticos cirúrgicos e não cirúrgicos foram realizados em 2013 ao redor do mundo. Na classificação, as operações no Brasil somaram 12% e o país ficou à frente dos Estados Unidos.

Outros países que também lideraram em números de procedimentos foram México, Alemanha e Espanha. Entre as cirurgias mais procuradas estavam o aumento de mama, lipoaspiração e rinoplastia. Já o procedimento cosmético de destaque foi o botox, que ficou em primeiro lugar, seguido pelo preenchimento cutâneo, depilação a laser, rejuvenescimento facial e peeling químico.

As mulheres representam mais de 87% das pessoas que fizeram cirurgias. Nesse caso, as campeãs foram aumento da mama, lipoaspiração e blefaroplastia (remoção do excesso de pálpebra). Os homens, respondendo por mais de 12% dos procedimentos, procuraram por rinoplastia, redução de mama para ginecomastia e lipoaspiração.

Segundo o cirurgião plástico Eduardo Braga, do Instituto Braga, clínica localizada em Sorocaba (SP), é essencial que todo procedimento cirúrgico seja desenvolvido por profissionais qualificados e tomando-se os cuidados necessários. “É importante a escolha de uma equipe especializada e muito bom senso. Além disso, vale lembrar que nada transcende maior beleza do que a autoconfiança e a felicidade.”