Dirigente da ONG Maple Tree Brasil é agraciada com o título de cidadã sorocabana

No último 28 de julho, a mastologista Alice Francisco, dirigente da ONG Maple Tree Cancer Alliance Brasil, foi homenageada na Câmara Municipal, onde recebeu o título de cidadã sorocabana. Durante a sessão solene, a médica também foi homenageada por vereadores e por outros profissionais de saúde da cidade.

A mesa de honra foi composta pelo ex-secretário da Saúde de Sorocaba e irmão de Alice, Vinicius Rodrigues; pelo vereador e autor da propositura que concedeu a Alice o título de cidadã sorocabana, Vinicius Aith; pela oncologista e vice-diretora da Maple Tree Brasil, Gabriela Filgueiras Sales; pelo radioterapeuta e médico do conselho científico da Maple Tree Brasil, Max Strasser; pela psicóloga Elisa Neiva Viera e pelo cirurgião plástico Rodolfo Pinto Machado de Araujo Filho.

Em sua fala, Vinicius Rodrigues ressaltou: “Por um pequeno erro do destino, a Alice nasceu em Osasco, enquanto nossos pais moravam por lá. Hoje, aqui estamos nós, corrigindo essa trajetória. Afinal, ela é sorocabana: cresceu aqui, firmou suas raízes aqui, trabalha aqui”.

Ele prosseguiu: “Fico muito feliz por participar desta cerimônia. Há 27 anos, o câncer venceu uma batalha sobre nós [referindo-se ao falecimento da mãe de ambos, vítima de uma neoplasia]. Porém, naquele dia, o câncer arrumou briga com a família errada”.

A própria Alice também já foi diagnosticada com câncer, em duas ocasiões; porém, passou por um tratamento bem-sucedido. Inclusive, uma das orientações de seu médico era, justamente, incorporar as atividades físicas à sua rotina, como forma de melhorar sua resposta às terapias.

Elisa Vieira, no momento do seu pronunciamento, exaltou a amizade entre ambas: “Coragem é uma qualidade admirável. Hoje, estamos aqui para homenagear minha corajosa amiga Alice. Nossa linda parceria de trabalho surgiu de um momento adverso, quando ela mesma teve de superar [um câncer] e eu tive o privilégio de cuidar, como psicóloga, [de sua saúde mental]. Nossa ligação é na batalha pela vida. Com ela, eu pude ter certeza: existem encontros que são especiais”, concluiu.

Assistência a pacientes adultos e pediátricos com câncer

Em seu discurso de agradecimento, Alice Francisco relembrou sua trajetória, que inclui o exercício da medicina há 20 anos e, há uma década, a atuação com trabalhos sociais.

Recentemente, a Maple Tree Brasil expandiu sua área de abrangência, com a inauguração de uma unidade em Juiz de Fora (MG), e iniciou os trabalhos de apoio aos pacientes do Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil). “Esta é a única unidade, em todo o mundo, que oferece aos mais jovens as sessões de reabilitação por meio de exercícios físicos”, pontuou. Ela acrescentou, emocionada: “Fiquei muito feliz com a indicação para o título de cidadã sorocabana. Eu soube deste fato em março, justamente no Dia Internacional da Mulher”.

Mais assuntos relacionados