Empresário dá dicas importantes para driblar a crise e faturar mais

É sempre bom contar com aquela renda extra no final do mês, sobretudo em tempos de crise econômica. Uma alternativa interessante e que pode ser muito lucrativa é a venda de produtos artesanais de banho e pós-banho, cujo investimento inicial, de aproximadamente R$ 200, não compromete o orçamento e requer apenas dedicação e vontade de aprender. O empresário Ivan Ciochetti, sócio-proprietário do Armazém Peter Paiva – A Casa do Sabonete, de Sorocaba, explica que, com a comercialização dos produtos, é possível obter um lucro de até 300%. “O preço das ferramentas e matéria-prima é bastante acessível. O importante mesmo é a força de vontade em desenvolver uma nova habilidade e, por meio dela, melhorar de vida. As possibilidades neste mercado são inúmeras”, reintera.

Para o processo de confecção, são necessários fogão elétrico, essências, extratos, corantes, formas de madeira e silicone, glicerinas e espátula. A variedade de itens que podem ser produzidos é grande; são eles: sabonetes artesanais, aromatizantes de ambiente e difusores, cremes hidratantes, sachês aromatizantes, esfoliantes, sabonete líquido, entre outros. Segundo Ciochetti, no início, não é preciso um ponto comercial para vender os produtos. A oferta de porta em porta é eficaz e pode render bons negócios. “Geralmente, os primeiros clientes são vizinhos, colegas de trabalho, amigos, familiares e pessoas mais próximas. O que vale é a atitude empreendedora de sair da zona de conforto e correr atrás da oportunidade.”

O empresário estima um retorno financeiro de, no mínimo, R$ 500 nos primeiros meses de vendas. “É daí pra cima, dependendo da dedicação e habilidade comercial do artesão. Quando o negócio começar a prosperar, será o momento de expandi-lo para uma loja ou quiosque”. Ivan recorda, ainda, que a internet pode ser uma forte aliada nessas horas. “É raro encontrar, hoje em dia, alguém que não tenha uma conta no Facebook ou no Twitter. Quase todas as pessoas estão conectadas e conferem diariamente o que é publicado. A dica é criar uma página no Facebook, por exemplo, para oferecer produtos e manter contato diário com clientes e parceiros de negócios”, indica.

Do hobby ao sucesso profissional

A aposta de Ciochetti neste nicho de mercado surgiu há cerca de oito anos, quando o empresário abandonou uma carreira bem sucedida como engenheiro elétrico para se dedicar aos sabonetes artesanais. “Apesar da profissão estável e bem remunerada, não estava feliz e buscava, constantemente, um novo significado pra minha vida. Foi quando conheci os produtos do artesão Peter Paiva, os quais são conhecidos por seus efeitos terapêuticos e medicinais. E como meu nível de estresse naquela época era alto, comecei a acompanhar as aulas e produzir sabonetes sem parar, um atrás do outro, presenteando amigos e familiares. Do hobby, vislumbrei uma oportunidade de negócios e resolvi apostar. Deu mais do que certo”, conta. Segundo o empreendedor, as pessoas que procuram o seu trabalho têm um perfil em comum.

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