SZS Comunicação

NotíciasExame realiza mapeamento preciso da composição corporal

Exame realiza mapeamento preciso da composição corporal

Já ouviu falar no teste de bioimpedância? Trata-se de um exame que avalia, com alta precisão, a composição corporal do paciente. É considerado o recurso mais eficaz quando o assunto é tratamento e acompanhamento da obesidade.

A partir do exame de bioimpedância, é possível extrair indicadores de peso, estatura, taxa metabólica basal, Índice de Massa Corporal (IMC), relação entre cintura e quadril, percentual de gordura corporal – que são indicadores precisos de obesidade -, quantidade em quilogramas de gordura corporal e de músculo e água presente no corpo. Realiza, ainda, avaliação segmentar (membros e tronco) da composição corporal.

De acordo com a endocrinologista Larissa Teles Sanches, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a partir da avaliação pode-se individualizar o plano alimentar e recomendar a atividade física ideal para o paciente com sobrepeso atingir seus objetivos. “O exame deve ser feito pela manhã, em jejum, com roupas leves. Materiais metálicos como brincos, anéis e relógios devem ser retirados no momento do exame”, orienta.

A especialista indica que o teste de bioimpedância pode ser feito em qualquer idade, exceto em gestantes ou em pacientes que possuam alguma peça metálica no corpo. “O principal objetivo é determinar as quantidades de massa magra e massa gorda do organismo. Duas pessoas podem ter o mesmo peso, porém composições corporais diferentes. Por isso a importância da avaliação”, detalha a médica.

d

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis ultricies nec