Exercícios físicos são indicados para pacientes oncológicos

Em 2022, o Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) completa 22 anos. A data tem o intuito de aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar sua prevenção, detecção precoce e tratamento adequado. A Maple Tree Cancer Alliance – instituição que opera em 51 centros, nos Estados Unidos e no Brasil – é uma das ONGs que divulgam a data em nível mundial. No Brasil, sua representante oficial tem sede em Sorocaba.

Uma das vertentes de atuação da Maple Tree Brasil é o estímulo à prática de atividades físicas entre os pacientes oncológicos. Isso porque, há tempos, deixou de existir a orientação de que eles deveriam repousar o máximo possível. Diversos estudos indicam que os exercícios são seguros e que podem – e devem – ser feitos durante o tratamento do câncer.

Mais do que uma terapia, manter-se fisicamente ativo melhora o desempenho físico, a qualidade de vida do paciente, o equilíbrio, a circulação sanguínea, a autoestima, o humor e os relacionamentos sociais.

Contudo, um programa de exercícios físicos deve ser elaborado por profissionais da área, em equipe multidisciplinar, levando em consideração o estilo de vida do paciente antes da doença e seus limites diante da nova realidade. Somente assim, ele se tornará seguro, eficaz e agradável. Em outras palavras, “a prática de atividades deve ser adaptada aos interesses e necessidades de cada um”, segundo a mastologista e dirigente da Maple Tree Brasil, doutora Alice Francisco.

Como fonte de recursos para subsidiar suas ações no país, a entidade possui o curso “Exercício Físico no Paciente Oncológico”, ministrado pela equipe da Maple Tree Brasil e convidados. Ele foi apresentado ao vivo nos meses de março e abril de 2020 e, agora, está disponível pela plataforma Hotmart.

Trata-se de um conteúdo destinado a profissionais da área da saúde. Ele traz a condução de intervenções de exercício físico para pacientes oncológicos e é dividido em três módulos – Básico em Oncologia, Câncer de Mama e Câncer de Próstata. Em seu conteúdo programático, são abordados os possíveis efeitos frente à prática regular do exercício em relação ao risco de desenvolvimento ou recidiva do câncer.

A compra pode ser feita via https://bit.ly/CursoOnlineMaple. Toda a renda arrecadada é revertida para a manutenção e expansão dos atendimentos da Maple Tree Brasil. Outro meio de contribuir para a manutenção dos atendimentos da ONG é por meio de doações, que podem ser realizadas pelo site www.mapletreebrasil.org.

Um pouco de história

O Dia Mundial do Câncer se originou em 2000, na primeira Cúpula Mundial contra o Câncer, realizada em Paris (França). Nesta reunião, líderes de agências governamentais e organizações de todo o mundo assinaram a Carta de Paris Contra o Câncer. O documento contém 10 artigos, que propõem um compromisso global cooperativo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos e para incentivar o investimento contínuo em avanço e pesquisa, prevenção e tratamento do câncer.

Mais assuntos relacionados