Feira de objetos recicláveis movimenta XII Semana do Meio Ambiente da Unimed Sorocaba

Na terça-feira (2), a Unimed Sorocaba realizou a tradicional Feira de Objetos Recicláveis e de Educação Ambiental, no eixo público do Hospital Dr. Miguel Soeiro. O evento marcou o segundo dia de programação da XII Semana do Meio Ambiente, que ocorreu entre 1º e 5 de junho. No local, foram expostas pinturas em potes de vidro, latas, potes de sorvete e garrafas pet, bordados feitos com restos de tecidos; arte em madeira e outros produtos artesanais.

Os enfeites da artesã Lucinéia Rodrigues, por exemplo, eram todos feitos com cabaça. “É uma planta, tipo pé de abóbora”, revelou. Ela também reaproveita pedaços do jequitibá para fazer pequenos adornos e a palha do milho em flores decorativas.

É a natureza também que inspira as criações de Eneida Cegalini, da ArvorArte Artesanato. Todo ano ela participa da feira com árvores artificiais e luminárias de LED: “eu reaproveito qualquer tipo de garrafa. Em um dia dá para fazer até três luminárias de teto”. As garrafas servem, ainda, de matéria prima para Cleide Ribeiro incrementá-las com um toque rústico. “Eu utilizo tinta plástica sobre o jato de areia”, contou. Elas servem como porta-bolacha ou garrafas de água e suco customizadas.

Os tradicionais objetos em madeira também ganharam destaque. Havia desde suportes para chapéus e tábuas, até um moderno porta-tablet, tudo de madeira reciclável: “O porta-tablet foi inspirado no porta-bíblia. Temos dois modelos, assim o usuário consegue mexer tanto na horizontal quanto na vertical”, contou Thays Scotti. Até mesmo chapas de raio-x foram reaproveitadas. Andreia Godinho utiliza-as como base em pesos de porta. Ela também produz bonecos com restos de tecidos doados.

Expositores e público aprovaram a ação. Com a sacola cheia, o cliente Igor Gonçalves gostou do que viu: “Muito legal, muito bonito. O pessoal é bem caprichoso e os vendedores muito atenciosos. A criatividade deles é incrível. Eles aproveitam tudo que é reutilizável e fazem um trabalho muito bacana”. “Todo mundo fica contente. Não só os funcionários, mas os clientes que estão aqui e gostam de ver os produtos”, resumiu Carla Gadu, do Celeiro Mineiro das Artes.

“A Unimed Sorocaba se orgulha muito em realizar esse evento pelo 12º ano consecutivo. É momento de celebrar e compartilhar conceitos praticados durante todo o ano, focados no respeito e na preocupação com sustentabilidade do nosso planeta”, disse Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da Unimed Sorocaba.