Fiz tatuagem e me arrependi, e agora?

No passado, remover uma tatuagem do corpo era um verdadeiro problema. Não haviam recursos para tal procedimento e quem se arrependesse do desenho teria de conviver com ele ou, em último caso, tatuar outro por cima na tentativa de escondê-lo.

Contudo, com os avanços da dermatologia chegou uma tecnologia eficiente na remoção de tatuagens. São lasers específicos para tais intervenções, que trabalham muito rapidamente causando uma “explosão ” no pigmento e deixando-o bem pequeno. “Assim, parte do pigmento é expulso pela pele e parte é eliminado ao longo do tempo por células do organismo. Cada cor responde a um comprimento de onda específico, e, portanto, diferentes cores são tratadas por diferentes ponteiras do laser”, afirma a médica dermatologista Lilian Braga, do Instituto Braga, de Sorocaba (SP).

A especialista explica que o processo é demorado, pois a tatuagem precisa de cinco a dez sessões para ser removida. “E o intervalo entre uma sessão e outra varia de 45 a 60 dias. Em alguns casos, mesmo fazendo todas as sessões, não é possível remover por completo a pigmentação, mas consegue-se ao menos clareá-la. Tudo depende da coloração da tatuagem, profundidade, procedência da tinta e tom da pele”, indica.

Segundo Lilian, a cor preta, em geral, é a mais fácil de ser removida, ao contrário das cores amarela, verde claro e azul, mas difíceis de serem detectadas pelo laser. “Outro ponto interessante é que qualquer parte do corpo pode ser tratada, inclusive o interior da boca”, diz.

A médica aponta que a procura pelo procedimento vem aumentando cada vez mais, sobretudo pelos homens. “Provavelmente porque mais pessoas estão fazendo tatuagens e cada vez mais cedo. Isso faz com que o arrependimento seja mais frequente. A faixa etária que mais procura a remoção é dos 25 aos 35 anos, sendo mais comum entre os homens.”

De acordo com a especialista, os motivos mais comuns para se retirar uma tatuagem são: nomes de ex-parceiros, tatuagens feitas há muito tempo que não fazem mais parte da vida da pessoa ou cujo resultado não foi o esperado. “Já atendi pacientes que vieram direto do tatuador para fazer a remoção. É comum também pessoas que querem só clarear a tatuagem para fazer outra por cima”, conta.

Você também pode gostar: