Futuro da tecnologia em condomínios está na biometria

A tecnologia não para de evoluir e a demanda dos moradores de condomínios por sistemas eficientes de segurança também não. Mas não basta apenas ser seguro, é preciso agilidade também para garantir a entrada e saída de veículos sem filas. Neste sentido, quem já surge como realidade e forte tendência para o futuro é a biometria. “A biometria é a solução mais completa, pois garante uma segurança individualizada e personalizada”, revela Luis Augusto Barbieri, diretor comercial da Infox, empresa especializada, entre outras soluções, em segurança e controle de acesso.

Até pouco tempo, a biometria trazia mais problemas do que soluções, pois apresentava muitas falhas no leitor e pecava no quesito eficiência. Hoje, o que se tem de mais moderno no assunto são sensores extremamente sensíveis ao toque, com proteção contra água e poeira, que danificam a qualidade do leitor. A precisão do equipamento é tão grande que é possível reconhecer as falsas digitais, tradicional artifício utilizado por quem planeja burlar o sistema.

Dentre os principais fatores para este salto de qualidade, destaca-se a nova operação, agora 100% online: “todas as digitais coletadas ficam armazenadas em um servidor, cujo gerenciamento é feito por um banco de dados. Isto auxilia na velocidade da leitura e na identificação”, explica Bruno Martins, consultor comercial da Infox e especialista em soluções de segurança e controle de acesso.

Para o futuro, espera-se que este tipo de solução seja cada vez mais aperfeiçoado e as demais tecnologias sirvam como alternativas para suprir todas as necessidades dos condomínios. A solução oferecida pela Infox, em parceria com a Virdi – líder em equipamentos de segurança e acesso no mundo – oferece, ainda, a opção de RFID (Identificação por radiofrequência) e senhas.

“Esta flexibilidade permite configurar para os moradores acessarem com a biometria, os prestadores de serviço utilizarem o cartão e os visitantes digitarem a senha no teclado”, define André Maniezo, coordenador da área de Desenvolvimento da Infox.

Mais assuntos relacionados