Gamah Sorocaba atua na proteção de animais desde 2007

O Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah) de Sorocaba será uma das entidades beneficiadas pela Cãominhada 2015, evento anual promovido pelo Grupo Monções que visa arrecadar ração para grupos organizados de proteção animal da cidade.

Neste ano, a caminhada simbólica será no dia 2 de agosto, a partir das 8 horas, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Além da tradicional caminhada, o evento terá a benção aos animais, tendas com check-up veterinário, orientação sobre posse responsável e cuidados diversos, feira de doação de animais e sorteio de brindes. A expectativa é reunir mais de 800 participantes e arrecadar quatro toneladas de ração, que serão destinadas a cinco associações de Sorocaba, entre elas, o Gamah.

O Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem é uma organização sem fins lucrativos criada em 2007 e que atua em Sorocaba e região na área da saúde pública, com interesse assistencial de proteção aos animais, especialmente cães e gatos. A ONG promove ações preventivas baseadas na educação para a guarda responsável de animais domésticos e no controle da natalidade por meio da castração.

Jussara Fernandes, diretora da entidade, reforça que o abandono animal só diminuirá se houver conscientização por parte dos tutores. A cuidadora alerta para a importância da castração na redução do índice de animais nas ruas. “É um problema de saúde pública. Ainda há certa resistência, por parte da população, na castração dos bichos, mas é a melhor alternativa para o controle de natalidade”, disse. Como parte das ações, o Gamah realiza, periodicamente, feiras de doação destinadas à guarda responsável.

Jussara acrescenta que a ONG não dispõe de abrigo fixo, mas conta com a boa vontade de seis voluntários que acolhem, temporariamente, os bichinhos na própria casa até que alguma família os acolha. São os lares temporários, que, além de resgatar os animais das ruas e alimentá-los, restabelecem sua saúde e promovem sua socialização, facilitando, assim, o futuro acolhimento. Quem tiver interesse em adotar um pet ou ser voluntário pode entrar em contato pelo e-mail: contato.gamah@gmail.com ou no Facebook: Gamah Sorocaba.