Hugo Rafael: talento sorocabano no cenário musical

Hugo Rafael é um cantor e compositor que ganhou destaque nacional em 2011, ao vencer o quadro “Jovens Talentos” do Programa Raul Gil (SBT). Entre tantos prêmios, Hugo ganhou os de Aclamação Popular, com a música Jardim de Flores (2010) e Melhor Intérprete, com Me Deixa em Paz (2012) no Prêmio Sorocaba de Música.

Nascido em Sorocaba em 1985, Hugo Rafael Gonzaga de Araújo mostrou interesse pela música desde pequeno. Começou imitando alguns artistas de que gostava, como Stevie Wonder, Michael Jackson e Elis Regina. Deu os primeiros passos rumo às próprias composições aos 14 anos e passou por vários grupos musicais de Sorocaba.

Em 2005, formou a banda Fast Food Brazil (FFB). O trabalho autoral rendeu ao grupo três Eps: Fast Food Brazil (2008), Retalho (2010) e Nova Ordem (2012). O quarteto formado por Hugo Rafael, Bruno Peretti, Igor Paiva e Ítalo Ribeiro excursionou pelo Brasil e o grupo ganhou vários prêmios. A banda é bi-campeã do Itapê Rock Festival (2007-2008), ficou com o 2º lugar no Festival Funmusic (Guarujá – 2008) e conquistou reconhecimento no cenário musical alternativo na região Sudeste. Após sete anos de estrada, ele encerrou a parceria musical com a FFB para investir em projetos paralelos.

Durante cinco anos, conciliou a carreira musical com o trabalho de auxiliar administrativo em um escritório de advocacia. E, em 2011, ao se inscrever para participar do quadro “Jovens Talentos”, conseguiu a gravação de seu primeiro CD, intitulado “Colorido”, com lançamento pelo selo Sony Music. O álbum conta com dez faixas autorais e tem como inspiração do pop clássico de Lulu Santos ao samba-rock de Seu Jorge.

O nome do álbum faz referência à mistura de estilos musicais, influências artísticas e às composições feitas nos diferentes momentos durante sua trajetória. “O que marca o álbum não é a homogeneidade musical, mas a diversidade, como as cores de um arco-íris, que complementa e conduz o público a momentos cheios de contraste, brilho e intensidade”, declara o cantor.

Atualmente, Hugo Rafael tem uma agenda repleta, com muitas apresentações no cenário musical de Sorocaba e da capital paulista. Ele ainda se prepara para mais um desafio na carreira, o lançamento de seu segundo disco, que deve acontecer ainda neste ano. “A gravação já foi feita e estamos em fase de mixagem e masterização”, adianta.