O Facebook pode estar manipulando suas emoções

As postagens que aparecem no seu feed de notícias podem influenciar seu humor? De acordo com pesquisadores do Facebook, a resposta é sim.

Durante um grande experimento social realizado em 2014, uma equipe liderada pelo cientista Adam Kramer manipulou algoritmos para mostrar mais publicações positivas (ou, em alguns casos, negativas) no feed de 600 mil usuários.

Ao longo de uma semana, a equipe estudou se estas pessoas compartilhariam, em seus perfis pessoais, conteúdo igualmente positivo ou negativo. Como resultado, foi possível perceber que estados emocionais podem ser transmitidos por meio de redes sociais.

O estudo é denominado “Experimental evidence of massive-scale emotional contagion through social networks” e foi publicado em The Proceedings of the National Academy of Sciences.

O que a política de privacidade diz sobre isso?

Ao criar uma conta no Facebook, é preciso concordar com a política de privacidade da companhia. Estes termos de uso indicam que a rede social poderá analisar todos os dados dos seus usuários, seja para direcionamento de anúncios ou experimentos sociais.