Paulistanos optam por turismo gastronômico nas cidades do interior

Com a crise econômica instalada no país, viajar sozinho tornou-se mais difícil. Por isso, muitos paulistanos têm optado por pequenas viagens para cidades do interior, como Sorocaba e São Roque, para desfrutar dos descolados, charmosos e requintados bares e restaurantes ali instalados.

São Roque

São Roque está a cerca de 50 minutos de São Paulo. Lá, mais precisamente no conhecido Roteiro do Vinho, encontra-se a Vila Don Patto, centro de gastronomia e entretenimento que ocupa uma área de 40 mil metros quadrados. “Aos finais de semana, temos filas de espera para quase cem mesas”, conta Túlio Patto, proprietário do espaço. “Grande parte dos frequentadores vem de Alphaville, da Grande São Paulo e de cidades da região”, revela o empresário. Alguns chegam de helicóptero, pois o local possui heliponto próprio. Além do restaurante, as pessoas que frequentam a Vila Don Patto têm à disposição adega, cafeteria, sorveteria, empório gourmet, loja de artesanato, playground, fazendinha e pista off-road.

Sorocaba

Diferentemente de São Roque, cidade essencialmente turística e com várias outras atrações, Sorocaba é um município com características tipicamente industriais. Contudo, há cerca de três anos, esse cenário começou a mudar com a abertura de bares e restaurantes diferenciados.

Um dos restaurantes que surgiram recentemente foi o La Doc. Inaugurado na virada de 2012 para 2013, a casa tem à frente um dos mais renomados profissionais da enogastronomia paulistana: Osmânio Luis Rezende, que já dirigiu muitas casas do Grupo Fasano na capital, cidade onde possui o Aguzzo, no bairro de Pinheiros.

Segundo Marcos Atalla, sócio de Rezende no La Doc, nos últimos meses aumentou o número de turistas que frequentam o local. “Notamos essa tendência e, em conversas informais com alguns desses novos clientes, descobrimos que muitos vêm até Sorocaba para conhecer restaurantes.” Segundo o empresário, a maioria desse público é formada por casais de classe média que reservam as noites de sexta-feira e sábado para esse tipo de atividade.

Outro local que tem atraído muitos paulistanos é o restaurante Vila Florinda, casa com ares mais românticos, jantares à luz de velas e cardápio variado. No final de cada mês são oferecidos jantares harmonizados.

Mais recentemente, e também em Sorocaba, foi inaugurado o bar e restaurante Bumbu, que no idioma indonésio significa tempero. O local oferece aos clientes diversos pratos e quitutes do sudeste asiático num ambiente com decoração elogiadíssima, que transformou o espaço de 400 metros quadrados num um autêntico templo, com capacidade para receber cerca de 200 pessoas.

Mais assuntos relacionados