Por que você não deve dirigir “colado” ao volante num carro com airbag

Desde 2014, todos os carros fabricados no Brasil oferecem airbag e freios ABS de fábrica. A obrigatoriedade dos equipamentos contribui para reduzir o número de vítimas no trânsito. Porém, quando usados de forma incorreta, estes recursos podem provocar traumas graves – e, em alguns casos, até a morte.

No início desta década, a companhia americana Insurance Institute for Highway Safety analisou 35 mortes relacionadas à ativação do airbag. Destas, 25 correspondiam a mulheres com 1,40 a 1,70 m de altura.

Onze delas, no momento do acidente, dirigiam a menos de 45 cm de distância do volante.

Considerando que o airbag abre a 300 km/h em questão de trinta milésimos de segundo, imagina-se sua força e seu impacto. Se o motorista e os passageiros estiverem com o cinto de segurança afivelado, o risco de morte cai pela metade. Mas, se estiverem sem, eles ficam vulneráveis a fraturas e esmagamento dos ossos, por exemplo.

Outras boas práticas de segurança

Se você usa óculos (seja de sol ou de grau), é necessário manter uma distância segura do volante. O ideal são, ao menos, 45 cm. Isso já faz uma grande diferença para prevenir lesões oculares.

Passageiros, por sua vez, jamais devem apoiar os pés no painel. Assim, evitarão fraturas graves, caso o airbag seja acionado.

Usar o cinto de segurança no banco de trás reduz o risco de morte em 75%. Porém, só metade dos brasileiros com mais de 18 anos tem esse hábito.

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