Prefeitura outorga selo social à Unimed Sorocaba

Entre as atividades comemorativas do aniversário de 360 anos de Sorocaba, a prefeitura programou a Semana da Cidadania, na qual foi realizada a cerimônia de entrega da certificação do Selo Social 2014. O evento contou com a participação de centenas de convidados e autoridades e teve espaço na noite de 14 de agosto, no anfiteatro do Parque Tecnológico de Sorocaba. A Unimed Sorocaba, patrocinadora do programa, esteve representada por seu superintendente, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, e também foi certificada.

O Selo Social foi apresentado à comunidade sorocabana em novembro de 2013, após ter sido idealizado e estruturado pela Prefeitura Municipal de Sorocaba (PMS) e pelo Instituto Abaçaí. A iniciativa recebeu o apoio da Unimed Sorocaba, Céu Azul, Splice, Metso, Gás Natural, Dana, Coca-Cola Brasil e Caixa. “Quando o selo social nos foi apresentado, prontamente decidimos participar deste projeto”, explica Miguel Soeiro. “Além de ser encabeçado por entidades sérias, o selo se enquadra perfeitamente dentro dos valores da Unimed Sorocaba.”

Além da cooperativa médica, esta primeira edição certificou outras entidades e órgãos públicos que cumpriram os critérios e requisitos do projeto e contribuíram para o desenvolvimento social do município. Um conselho gestor, formado por representantes de empresas – da qual a Unimed Sorocaba fez parte -, órgãos públicos e organizações não governamentais, foi responsável por criar os critérios do Selo Social para a cidade e, assim, validar os inscritos que postularam a certificação.

“Participar do selo social nos proporcionou uma integração muito benéfica com o poder público, organizações não governamentais e outras empresas”, acentua Patrícia Bezerra da Silva, gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba. “O mais importante é que as discussões tinham seu foco nas ações de melhoria para a nossa cidade, buscando demonstrar impactos positivos e que, de fato, promoveram mudanças nas comunidades atendidas”, finaliza.

“Receber o selo com sete dos oito Objetivos do Milênio alcançados foi muito gratificante”, destaca Miguel Soeiro. “Trata-se do reconhecimento pelo impacto positivo que nossas ações de sustentabilidade socioambiental têm causado dentro da nossa comunidade”, complementa. De acordo com a PMS, o Selo Social é uma estratégia para estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de instituições que investiram em políticas de desenvolvimento social no município.

A certificação utilizou indicadores baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas: combate à fome e à miséria; acesso à educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à Aids, à malária e a outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento.

Você também pode gostar: