Programa Barça-Unimed realiza festival de capoeira

Com o propósito de oferecer conhecimentos e novas experiências aos participantes, o Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da Unimed Sorocaba promoveu na manhã de 2 de setembro um evento especial durante o programa socioesportivo Barça-Unimed.

O Festival de Capoeira reuniu alunos do programa com idades entre seis e 14 anos e contou com a participação da Associação Sorocabana de Capoeira Cordão de Ouro. Ao final, alunos com 100% de frequência nas atividades do projeto participaram de sorteios de cestas básicas. O festival foi realizado na sede do Clube Atlético Barcelona e, além da roda de capoeira, contou com distribuição de lanches e outras guloseimas.

“A prática do esporte, aliada ao estudo, contribui efetivamente com a formação de cidadãos de bem comprometidos com a sociedade”, destacou Miguel Villa Nova Soeiro Filho, superintendente da Unimed Sorocaba.

A capoeira é uma arte afro-brasileira, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos que foram trazidos ao Brasil por conta da escravidão. A capoeira é democrática, pois atende a todos os públicos e faixas etárias; estimula o respeito pelo próximo, a autoconfiança e interação social; amplia o conhecimento; evidencia o valor da defesa e não do ataque; trabalha todo o corpo; promove maior flexibilidade e coordenação, entre outros benefícios.

Sobre o projeto

O projeto socioesportivo Barça-Unimed foi criado há 17 anos e acolhe, atualmente, cerca de 80 participantes entre seis e 14 anos. O programa nasceu com a proposta de inserir os jovens em atividades esportivas e culturais, promovendo a socialização e o aprimoramento educacional. As inscrições para o programa podem ser feitas aos sábados no Clube Atlético Barcelona, localizado na Av. Paraguai, 459, Vila Barcelona. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3141-2244 ou 3141-2253.