Sorocabano é convidado para testes de Fórmula Renault, na França

O piloto sorocabano Lucas Villela, de 18 anos, foi convidado para participar, na França, de dois dias de testes pela escuderia RC Fórmula, a bordo de um Fórmula Renault 2.0. O convite para testar gratuitamente o carro veio diretamente do proprietário da equipe, Yves Richer, que acompanha a trajetória de Villela desde sua passagem pelo kartismo, depois pela Fórmula Júnior – onde sagrou-se vice-campeão gaúcho e campeão da Copa Excelsior e, atualmente, sua trajetória na Sprint Race Brasil. A sede da RC Fórmula fica em Luxembrugo, na Bélgica.

“A equipe RC Fórmula tem acompanhado meu desenvolvimento e este convite me deixa muito feliz porque premia meu trabalho, ainda mais sabendo que até o momento eu sou o único brasileiro a receber este convite” afirma Lucas.

Além do sorocabano, apenas um piloto suíço e um francês foram convidados para os testes, que serão realizados em um monoposto semelhante aos utilizados nas mais importantes séries de Fórmula Renault 2.0 do mundo, a ALPS, e a Eurocup, competições onde a RC Fórmula obteve seus melhores resultados em 2012, quando foi vice-campeã da série ALPS e quarta colocada na Eurocup, com o piloto francês Norman Nato, hoje na GP2.

“Desde 2013, sou chamado para testar na Europa, mas agora as condições foram irrecusáveis, pois a equipa arcará com todos os custos” disse Lucas, que fala sobre os caminhos que escolheu e as incertezas no automobilismo. “Atualmente, minha carreira está voltada para os carros de turismo, estou trilhando meu caminho para a Stock Car”, revela. “Mas um piloto não pode perder nenhuma oportunidade de ganhar experiência em outros carros, principalmente fora do país. Além disso, o automobilismo é muito incerto, sente muito os efeitos da economia do país e ainda não sei como será a sequência de minha carreira por aqui. Então, se surgir uma boa oportunidade na Europa, é algo a se pensar”, diz Lucas.

Os treinos serão realizados na pista de testes da RC Fórmula, Chambley, na cidade de Metz, na França, no mês de outubro. O sorocabano viajará para a Europa cerca de uma semana antes, para conhecer as instalações da equipe e ambientar-se, buscando a melhor performance nas sessões de treinos. “Será uma das melhores e mais emocionantes experiências de toda a minha carreira”, garante Lucas.

Mais assuntos relacionados