Técnicas de pintura da Europa e EUA se proliferam por aqui

Caso o seu parâmetro de comparação seja o Brasil, esqueça tudo o que conhece sobre pintura de paredes internas e externas. Acha que é exagero? Engano seu. A americana Five Star Painting – classificada como a melhor empresa de pinturas e a quarta em serviços residenciais no mercado norte-americano e considerada uma das 50 maiores franquias americanas, com mais de 80 unidades nos Estados Unidos, Canadá e México – chegou ao Brasil em 2010 e começou uma verdadeira revolução nesse segmento. Em julho, a empresa inaugurará sua primeira unidade em Sorocaba.

Estádios da Copa e Viracopos requisitaram a metodologia

Mesmo em pouco tempo, a metodologia da Five Star tem conquistado clientes de peso no Brasil, como Volvo, Boticário, Renault, Construtora Andrade Gutierrez, Gafisa, Método Construtivo, Odebrecht, entre outros. “As arenas Mané Garrincha (DF), Fonte Nova (BA), Beira Rio (RS), o estádio Couto Pereira (PR) e o aeroporto Viracopos, em Campinas.

40 profissionais serão qualificados em regime de imersão

À frente da franquia local, estarão o administrador de empresas Bruno Sayão e o economista Fábio Morad. “O que nos motivou a iniciar este negócio foi a conjugação de dois fatores”, indica Bruno. “Um é a evidente expansão do mercado imobiliário na cidade e o outro, a falta de profissionalização nessa área”, diz. Além de Sorocaba, a unidade sorocabana atenderá às cidades da região, como São Roque, Salto, Itu, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, Votorantim entre outras. “Inicialmente, devemos qualificar 40 profissionais para trabalhar conosco”, conta Bruno. Eles passarão por um treinamento em regime de imersão, com duração de duas semanas, realizado em São Paulo.

Pincéis tão macios quanto os de maquiagem facial

Na Five Star, das técnicas aos equipamentos, passando, evidentemente, pela mão de obra, tudo é diferente do método tradicionalmente empregado no Brasil. Os pincéis utilizados para pintura, por exemplo, são fabricados nos Estados Unidos e quase tão macios como os utilizados para maquiagem facial. “Quando mostramos o melhor pincel disponível no Brasil, os franqueadores nos contaram que desde o início da década de 80 não viam pincéis como os nossos, com cerdas duras, para os padrões com que estão habituados”, conta Bruno.

Pintura com tecnologia airless e aspirador junto da lixadeira

As pinturas das paredes e dos tetos são feitas com massa corrida e máquinas que pulverizam a tinta. Porém, não se iluda: são equipamentos profissionais e totalmente diferentes daqueles oferecidos por alguns canais de televisão. Esse recurso reduz sensivelmente a quantidade de tinta necessária para pintar um metro quadrado e o tempo despendido nessa etapa, além de aumentar a qualidade do resultado final. Para uniformizar as paredes, esqueça as lixas. “Temos uma lixadeira especial que lixa a parede de maneira absolutamente uniforme e, ao mesmo tempo, aspira as partículas de pó”, conta Fábio. As pinturas nos recortes nos cantos das paredes, portas e janelas, são feitas com um equipamento próprio, mais ou menos parecido com um apagador de lousa. “Esse equipamento permite recortes milimetricamente perfeitos”, garante Bruno.

Sem sujeira

A limpeza é um diferencial do método desenvolvido pela Five Star. Apesar de os equipamentos descritos anteriormente não deixarem indesejáveis respingos de tinta sobre o chão ou móveis, seus profissionais são treinados para terem cuidados minuciosos, como, por exemplo, envelopar as portas, janelas, rodapés e rodatetos com papéis especiais e forrar o chão com lona antirrespingos, fixados com fita adesiva de fácil remoção, todos importados. “Quando terminamos um serviço, o ambiente fica, literalmente, pronto para ser utilizado”, diz Fábio.

Boas práticas ambientais

A Five Star adota um processo produtivo de alta performance, que garante os menores prazos de execução, mas não deixa de lado as boas práticas ambientais. “Nosso sistema integrado de gestão da qualidade e meio ambiente segue as normas ISO 9000 e ISO 14000, o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Também somos membros do Green Building Council, órgão emissor das certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), destaca Fábio.

Dez vezes mais rápido e preço inferior

A tabela abaixo mostra a produtividade do método da Five Star em comparação ao modelo tradicional em diversas etapas da pintura. Na pintura propriamente dita, a franquia americana consegue produzir dez vezes mais, com a mesma mão de obra. Segundo Bruno, sócio-proprietário da unidade sorocabana da Five Star, o cliente não paga mais por essa produtividade. “Muito pelo contrário”, garante. “Nossos orçamentos costumam ser iguais ou até mesmo inferiores”, diz.

Em edifícios novos, o tempo chega a ser 1/3 do que seria necessário anteriormente

No caso de novas construções, como prédios residenciais, por exemplo, a economia é em escala. Fábio exemplifica, citando um empreendimento de 40 unidades, cada uma com 70m2 de área construída e um total de 7.700 m2 entre paredes e tetos. “Com uma equipe de 12 profissionais, precisamos de apenas 26 dias para pintá-lo, enquanto que, pelo método tradicional, seriam necessários 88 dias”, destaca. “Com isso, a economia gerada foi de quase R$ 170 mil”.

Garantia para os clientes

A Five Star é uma empresa que presta serviços de pintura formalizados e dá aos clientes vantagens como certificado de garantia, pontualidade e controle de qualidade de produtos de limpeza e preservação do meio ambiente. Os franqueados da rede recebem treinamento e os profissionais são uniformizados e possuem todos os equipamentos de proteção individual (EPI) exigidos, além de parcerias com as principais marcas de tintas, o que resulta em benefícios na compra de tintas e outros produtos. A empresa oferece garantia de dois anos, desde que os produtos utilizados sejam os homologados por ela.