Tecnologia inédita da Construtora Alavanca gera ganho de qualidade nas obras

O Departamento de Engenharia da Construtora Alavanca desenvolveu mais um recurso tecnológico para aumentar a eficácia da etapa de assentamento dos batentes das portas, que estabelece a espessura do revestimento das paredes. A novidade já está em uso nas 456 unidades do Condomínio Paris, em Sorocaba (SP).

De acordo com o engenheiro Alisson Gouveia Batista (foto), responsável pelo canteiro de obras do empreendimento, o sistema consiste em um gabarito de ferro retangular, com regulagens que reproduzem exatamente os diferentes tamanhos dos batentes das portas. O equipamento foi fabricado no setor de Ferramentaria da empresa.

Em uma construção, para que o batente e as paredes se mantenham nivelados, é necessário primeiramente assentá-lo para, em seguida, aplicar as camadas das massas de revestimento. Utilizando o gabarito desenvolvido pela Construtora Alavanca, elimina-se tal necessidade: a fixação dos batentes é adiada para a fase final de acabamento. “Com isso, eles permanecem intactos e podem até mesmo ser comprados já pintados e juntamente às portas”, destaca Alisson.

O resultado é conseguido graças a um sistema de borboletas existente no gabarito. Regulando-as, as barras de ferro assumem, milimétrica e exatamente, a mesma espessura que a parede terá quando estiver finalizada.

Segundo Alisson, não há notícia de haver um sistema igual a esse disponível no mercado. “Existe um artefato italiano, de madeira, similar a um batente”, conta. “Ele é instalado no espaço existente na alvenaria e, depois de feito o revestimento das paredes, o batente é assentado sobre ele.”

Mais assuntos relacionados