Unimed Sorocaba realiza campanha de higienização das mãos

Nos dias 4 e 5 de maio, a Unimed Sorocaba promoveu a campanha “Segurança do paciente através da higienização das mãos – colaboradores e pacientes juntos na prevenção”, em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, recordado em 5 de maio.

Segundo Mário Sérgio Moreno, diretor técnico do HMS, a higienização adequada das mãos é a base para prevenção de infecções hospitalares. “As ações preventivas englobam diversas estratégias e mecanismos que favoreçam a segurança no ambiente hospitalar. Infecções relacionadas aos serviços de saúde constituem um grave problema, pois, pioram o prognóstico dos pacientes e prolongam, desnecessariamente, o tempo de internação, elevando, por consequência, os custos hospitalares”, disse.

A campanha, realizada no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), envolveu cooperados, colaboradores, pacientes e seus acompanhantes em uma série de ações de conscientização, entre elas, entrega de amostras de álcool em gel para colaboradores assistenciais e equipe multidisciplinar; divulgação da campanha via intranet; decoração temática do refeitório; almoço especial; entrega de bombons com a tag da campanha; orientação a pacientes e colaboradores sobre a importância da higienização e entrega de folhetos educativos.

Além disso, o banner “mãos limpas” trouxe um desenho de uma árvore com galhos secos nos quais foram fixados adesivos em formato de mãozinhas. Pacientes e acompanhantes foram orientados a entregar essas mãozinhas a colaboradores que realizassem a higienização das mãos. O objetivo da campanha foi sensibilizar cooperados, colaboradores, pacientes e seus acompanhantes para a importância da higienização das mãos, no sentido de prevenir  infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de todos os envolvidos.

A campanha “Segurança do paciente através da higienização das mãos – colaboradores e pacientes juntos na prevenção” foi organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HMS (SCIH), coordenado pelo médico infectologista Fernando José Goes Ruiz, e pelos demais membros: Dr. Mário Sérgio Moreno, Dra. Priscila Helena dos Santos, gerente de Enfermagem, Bruna Pagliaro; coordenador de Enfermagem, Sérgio Lopes; enfermeiras Camila Sanches e Juliana Vaz e técnica de Enfermagem, Laís Rodrigues.