V8LT chegou a Sorocaba

Em continuidade às reestruturações e ampliações da unidade local, a Runner Premium estende seu portfólio de programas de treinamento com o V8LT (pronuncia-se volt). Inédita em toda a região, a atividade é vista como um dos métodos de condicionamento físico mais avançados do mercado fitness.

Trata-se de um circuito de 24 minutos que associa os movimentos do remo ao Treinamento Funcional. “É um treino intervalado, de alta intensidade (HIIT) e extrema eficiência”, explica Milene Branco, coordenadora da Runner Sorocaba. Na cidade, as aulas são ministradas de segunda a sábado, em diversos horários.

O programa pode ser praticado pela maioria das pessoas com mais de 16 anos de idade, é baseado em exercícios adaptáveis e controlados e procura evitar ao máximo a exposição aos riscos presentes nestas práticas.

Desenvolvida com base na motivação e rápida eficiência dos resultados, a modalidade visa integrar a maior quantidade possível de praticantes, incorporando os mais variados perfis às aulas e não limitando-as apenas às pessoas com bom condicionamento físico. “É válido lembrar que as contraindicações atingem os hipertensos e cardiopatas”, salienta Milene.

Remo + HIIT

O remo é um dos esportes mais completos existentes. Com a força do HIIT aplicada ao V8LT, os resultados são potencializados e as aulas têm clima de motivação. Utiliza-se o Remo Water Rower, que proporciona um movimento contínuo com resistência e à base de água, além de exercícios intermitentes com outros acessórios. Juntos, eles se tornam um treino de extrema eficácia, que costuma ser finalizado em 24 minutos.

Estudo americano

Em estudo apresentado na reunião anual do American College of Sports Medicine, uma das entidades mais respeitadas no ramo de exercícios físicos, um grupo de pesquisadores indicou que os indivíduos que seguiram o HIIT queimaram até 20% mais calorias durante as 24 horas seguintes ao final do treino, quando comparados àqueles que realizaram atividades aeróbicas constantes.

A pesquisa também confirmou que o HIIT é muito eficiente na melhora da máquina metabólica referente às células musculares – estas, por sua vez, promovem a queima da gordura e, com isso, há aumento na produção de redutores de gordura.

Benefícios superam as queimas de gordura

Milene destaca outras vantagens do V8LT, como a motivação por treinar em duplas; a aceleração do metabolismo; o fortalecimento muscular e do core (centro de força responsável pela sustentação do corpo); o aumento da disposição e energia pessoal; a definição muscular e eliminação de toxinas e a melhora da flexibilidade, coordenação neuromuscular, postura e circulação sanguínea. “Para as mulheres, ainda ajuda a amenizar o desconforto dos sintomas da TPM”, completa.