Da mesma forma que você dedica tempo e esforços à administração das finanças, do quadro de profissionais e da infraestrutura da sua instituição de ensino, você também deve concentrar-se em construir a imagem e reputação da sua marca.
Até meados dos anos 2000, isso era feito, sobretudo, pelas mídias tradicionais, investindo-se fortunas em outdoors, comerciais de tevê e propagandas em revistas, por exemplo.
Depois, com a expansão do marketing digital, estar presente nas redes sociais não se tornou apenas uma opção para as empresas: é, também, imperativo.
A seguir, mostramos 6 cases de escolas brasileiras e internacionais que acertaram em cheio no marketing educacional – e contamos como você pode aplicar estes truques e segredos no SEU próprio negócio:
O que falam sobre você?
A University of Chester investiu num serviço de monitoramento de menções para ficar por dentro de tudo o que falam sobre a instituição. Além de atender e solucionar rapidamente as reclamações, ela consegue garimpar excelentes histórias contadas pelos seus alunos e compartilhá-las na sua página.
Dê voz aos seus alunos – até mesmo àqueles que já se formaram
Entre as faculdades americanas, a Baylor University se destaca nas redes sociais e dá um show de engajamento! Sua “fórmula mágica” inclui:⠀⠀
- Incentivar ex-alunos a compartilhar suas histórias;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- mostrar os bastidores de eventos culturais e esportivos;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- e até mesmo perguntar aos estudantes coisas tão simples quanto: “qual seu prato favorito na nossa universidade?”.
Otimize os processos internos; a tecnologia está aí para isso
O Colégio Objetivo Araras apostou num aplicativo online que otimizou a comunicação entre os professores, alunos, pais, secretaria e os gestores da instituição. Basicamente, tudo o que acontece dentro da escola é disponibilizado no sistema em tempo real. Por exemplo: se um estudante faltou a uma aula, ele tem acesso, no mesmo dia, a todo o conteúdo que foi estudado pelos colegas. A transparência também é favorecida, já que todas as ocorrências são registradas e notificadas aos responsáveis pelo aluno
Ofereça conhecimento genuíno
Seus estudantes estão à frente de pesquisas ou teses de grande relevância para a sociedade? Valorize-os! Compartilhe conhecimento nas redes sociais. E, caso algum desses projetos seja reconhecido com um prêmio, você pode – e deve! – publicar a respeito e parabenizar os responsáveis por eles
Leads: as pessoas verdadeiramente interessadas em você
A Universidade Católica de Pelotas investiu no que chamamos de “materiais ricos” (e-books, testes e quizzes, por exemplo). Por meio de um grande volume de conteúdo promovido via Facebook e Google AdWords, a instituição conquistou um dos bens mais valiosos no meio digital: o contato das pessoas que realmente têm interesse no seu negócio. Quando atraímos estes indivíduos, eles se tornam leads – isto é, clientes em potencial. Seja por e-mail, Messenger ou WhatsApp, sua empresa nutre o relacionamento com este lead. A melhor parte: é possível analisar todas as métricas em tempo real. Você sabe exatamente:
- Quantas pessoas leram sua mensagem;
- Quantos cliques ela teve ao todo;
- Em qual ponto do funil de vendas está seu lead;
- Como tem sido o avanço do seu lead e se ele está pronto para adquirir seu serviço;
- Se você deve enviar mais conteúdos ao seu lead antes de oferecer seu serviço.
Seja socialmente responsável!
A Escola Chave do Saber verificou a necessidade de se adaptar às novas exigências dos alunos e do mercado. Atualmente, ela é a única instituição de ensino cadastrada no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (Conade), além de ter um forte programa de prevenção ao bullying. Essas iniciativas são fundamentais para engajar pais e alunos. O grande mote da sua reformulação pedagógica é colocar o jovem como protagonista, incentivando-o na construção da identidade, valores e conhecimentos.