O continente africano é uma terra de contrastes. Embora tenha um imenso potencial para a agricultura, seu povo luta contra a fome. De um lado, a África possui 65% das terras agrícolas do mundo ainda não cultivadas. De outro, há quase 280 milhões de pessoas enfrentando a fome. Este número pode chegar a 310 milhões até 2030, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Por isso, a necessidade por alternativas sustentáveis é mais urgente do que nunca. Dentro deste contexto, a Milagro Agro Brasil apresenta o Capim Dunamis, uma nova e promissora tecnologia com potencial para combater a fome na África, por meio da expansão da pecuária leiteira e de corte.
O engenheiro agrônomo e fundador da Milagro Agro Brasil, Orlando Martins, se reuniu recentemente com o presidente da AfroChamber – Câmara de Comércio Afro-Brasileira, Rui Mucaje, para discutir o potencial transformador do Capim Dunamis.
Mucaje declarou: “O Capim Dunamis tem um poder incrível para revolucionar a pecuária na África, ao abordar problemas críticos de solo de baixa fertilidade do solo e a escassez de chuvas. É mais do que apenas uma transação comercial; é um verdadeiro ato de solidariedade e um passo crucial para enfrentar a fome.”
O Capim Dunamis é um híbrido versátil, resultado do cruzamento de dois tipos comuns de brachiaria (a marandu e a decumbens). Ele é capaz de se adaptar a solos de baixa fertilidade natural e a regiões montanhosas, além de requerer menos água.
Ao aproveitar essas áreas com a tecnologia do Capim Dunamis, a África pode inaugurar um novo ciclo econômico na pecuária, possibilitando a saída de milhões de pessoas da extrema pobreza.