O Hangar 51 sedia até 24 de junho a exposição de fotos “Viagens de Moto pela América do Sul”, que retrata a experiência de um grupo de motociclistas pelas estradas do continente. A mostra, que reúne 23 imagens coloridas, além de mapas, documentos da viagem, comprovantes de pedágio de vários países e folhetos, ficará aberta gratuitamente ao público às quartas-feiras, nos dias 10, 17 e 24 de junho.
A empreitada começou em 27 de setembro de 2014, quando o grupo de amigos saiu de Sorocaba rumo à fronteira com o Uruguai, atravessando, além de São Paulo, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois de cruzar o Uruguai, a trupe entrou na Argentina pelo Rio da Prata, utilizando Buquebus (um ferry boat de alta velocidade). A ideia era chegar a San Carlos de Bariloche, na Patagônia Argentina. De lá, o grupo atravessou a Cordilheira dos Andes para ganhar acesso ao Chile.
A paisagem era inebriante, com direito a vulcões, serras e montanhas. “Viajar é o melhor investimento que se pode fazer. Nada supera o prazer e a experiência que uma aventura dessa proporciona, independente do meio de transporte que se usa. Mas viajar de moto é diferente, porque você chega a lugares pouco explorados e conhece cidades que nem sabia que estavam no mapa”, conta o escrevente Rubens Mello e Souza, organizador da exposição.
De Santiago, no Chile, os motociclistas partiram em direção à Mendoza, na Argentina. Para isso, realizaram a segunda travessia através da Cordilheira dos Andes, desta vez por uma das mais famosas serras do mundo, a Los Caracoles. Era o início da volta para casa. A trupe, então, cruzou novamente a Argentina em direção à Foz do Iguaçu, no Brasil. De lá, retornou à Sorocaba.
Entre uma cidade e outra, o grupo fazia breves paradas para descansar e comer. A diversidade gastronômica foi um dos pontos altos da aventura. “Uma explosão de sabores e aromas que transforma qualquer cansaço ou estresse em prazerosos momentos. Carnes maravilhosas, empanados, doces, vinhos, cervejas, frutas típicas. Cada país tem seus encantos gastronômicos que ajudam a manter a viagem viva na memória”, recorda Rubens.
O grupo de amigos percorreu, no total, 9.100 quilômetros em 23 dias de viagem. Uma experiência e tanto. “Uma grande viagem pode estreitar laços ou destruir boas amizades. O convívio diário, durante longo período, pode gerar um conflito entre as pessoas, se não estiverem em perfeita sintonia. Felizmente, no nosso caso, serviu para fortalecer ainda mais os laços de amizade”, conclui o escrevente.
O Hangar 51 fica na Rua Victório Pegoretti, 51 – Jardim Faculdade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3329-8851, no site www.h51.com.br e nas redes sociais: facebook.com/hangar51bar e instagram.com/hangar51.