A 5ª edição da Cãominhada Monções, promovida na manhã de 2 de agosto, no Campolim, superou as expectativas e reuniu mais de mil participantes no Parque Carlos Alberto de Souza. Trata-se de um número recorde, pois, no ano passado, o evento atraiu cerca de 800 entusiastas ao local – o maior público até então. “O objetivo principal foi alcançado, que era o de educar e conscientizar a população para a guarda responsável e solidariedade com os animais abandonados”, declarou Marcelo Martins, diretor do Grupo Monções.
A ação deste ano arrecadou quatro toneladas de ração, que serão destinadas a cinco entidades de proteção animal: Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah), Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN), Lar São Francisco, Abrigo Dona Júlia e Centro de Apoio aos Protetores e Animais (Capa). Além da caminhada simbólica, o evento contou com a tradicional benção aos animais, tendas com check-up veterinário, orientação sobre posse responsável e cuidados diversos, feirinha de adoção e distribuição de brindes.
A empresária Elisa Corrêa, que participa da Cãominhada desde a primeira edição, em 2011, levou seu boxer Thor ao evento. “Ele adora ir a lugares diferentes e se exercitar. Participamos da caminhada desde que começou”. O estudante Pedro Moraes, que também marcou presença, é um entusiasta da causa animal e contribuiu com um saco de ração. “Os cães são puros. Quando gostam da gente, gostam pra valer. Por isso, faço questão de ajudá-los”, disse.
A Cãominhada é uma realização do programa Monções Animal, que apoia grupos organizados com a intenção de conscientizar a população sobre o respeito para com os bichos, posse responsável e maus tratos.