O Espaço Viver Bem, da Unimed Sorocaba, promoveu na quinta-feira (12) a ação “Diabetes em Dia”, que reforça a campanha mundial “Qualidade de Vida e Diabetes”. Durante todo o dia, clientes da cooperativa médica e o público em geral fizeram check-up gratuito no espaço por meio do teste de glicemia capilar, além de receberem orientação especializada da equipe de Enfermagem. A iniciativa recordou, ainda, o Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro.
Segundo Douglas Harder, médico coordenador do Espaço Viver Bem, o diabetes é uma doença que implica em vários prejuízos ao organismo. “O diabético está exposto a uma série de complicações graves, como insuficiência renal, cegueira, problemas vasculares, infecções cutâneas, problemas respiratórios e baixa imunidade, entre outras consequências”, explica.
De acordo com o especialista, o portador da doença tem seis vezes mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares que uma pessoa não diabética. “Além disso, pacientes acima do peso têm maior probabilidade de desenvolver o diabetes ao longo dos anos”. O médico recorda, no entanto, que a doença pode ser controlada com dieta adequada, atividade física e controle do peso. “É fundamental a pessoa saber que hábitos saudáveis sempre proporcionam melhor qualidade de vida, mesmo na idade avançada”, aponta.
Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em resposta ao aumento do interesse em torno da doença. Estima-se que, no Brasil, o diabetes acometa aproximadamente 8,7% da população entre 20 e 79 anos, atingindo 11,6 milhões de pessoas, sendo que apenas 8,4 milhões conhecem sua situação. Portanto, metade dos pacientes está sem diagnóstico e, consequentemente, sem receber nenhum tratamento.