Já entrou em funcionamento o agendamento online de consultas com os médicos da Unimed Sorocaba. Inicialmente, aderiram a nova ferramenta cerca de 100 cooperados com agendas disponíveis em diferentes endereços e especialidades. “Nossa expectativa é que, cada vez mais, médicos da Unimed utilizem esta ferramenta”, detalha José Augusto Rabello Junior, diretor de Mercado da cooperativa médica.
O grande benefício do agendamento online é a facilidade com que os usuários podem acessar as agendas dos médicos e marcarem suas consultas. “A agenda online pode ser acessada em qualquer dia e hora da semana pelo site da cooperativa (www.unimedsorocaba.com.br) ou por meio de aplicativo próprio para tablets, smartphones e celulares”, explica Rabello.
Antes da consulta, o usuário receberá uma mensagem, via e-mail ou SMS, para confirmar a presença. Se não puder comparecer, deverá comunicar previamente a ausência ao consultório. O histórico de faltas e comparecimentos ficará registrado no sistema, classificando a assiduidade do paciente. “O objetivo é otimizar a agenda do especialista e o tempo de outros clientes que também aguardam a consulta”, enfatiza a coordenadora do SAC da Unimed Sorocaba, Helen Tatiana Chaves Monteiro.
A ferramenta oferece outros recursos, como ingressar em uma lista de espera para se consultar com determinado especialista. Isto poderá acontecer quando a agenda desse profissional estiver completa, e o paciente não quiser optar por outro. Também será possível cancelar, antecipar ou adiar o atendimento. Estas últimas três opções dependerão da disponibilidade de agenda do médico.
Para facilitar a localização dos consultórios, a agenda online da Unimed Sorocaba possui um recurso de georreferenciamento, fruto de uma integração com o Google Maps, o qual permite a visualização da clínica ou consultório por meio de imagens.
“O sistema agiliza ainda mais o agendamento das consultas, pois permite a comunicação direta entre paciente e médico sem a intermediação de terceiros, além de dispensar o gasto com a ligação telefônica”, explica Helen.