Como avaliar um chope bem tirado

Garçom, uma cerveja. Só tem chope. Desce dois, desce mais! Ao mesmo tempo em que a banda Blitz estourou com o sucesso Você não soube me amar, nos anos 80, o chope também passou a ocupar mais espaço nas mesas dos bares e restaurantes. Porém, nem sempre ele chega à mesa como deveria.

Para contar os segredos de como extrair corretamente a bebida dos barris – ou para saber avaliar corretamente a qualidade do mesmo –, o especialista Wesley Rafael da Silva, que dirige uma das unidades da franquia Bar do Português, traz algumas explicações e dicas. Apenas como registro, conhecimento não lhe falta: cada casa da rede costuma servir a média de 550 litros de chope por dia.

1. Enxágue o copo para deixá-lo limpo e gelado. Utilize água fria e fresca. Segure o copo pela base para mantê-lo higienizado. Nunca seque-o com pano, para evitar resquícios de fibras.

2. Incline o copo a 45º para obter o colarinho ideal. Abra a torneira num único e suave movimento. As marcas da elipse devem ficar na horizontal. Vá virando o copo lentamente até ele ficar na vertical e, então, feche a torneira.

3. Tire o excesso de colarinho a um ângulo de 45º para selar. Comece a cortar as sobras de espuma a partir do momento que o chope escorrer.

4. Deixe o chope descansar enquanto o colarinho sobe gentilmente ao topo do copo. Um colarinho perfeito tem a medida de três dedos ou, aproximadamente, três centímetros.

Você também pode gostar: