Cerca de 90 pacientes do Hospital Vera Cruz participaram, no Runa Club, de uma tarde dançante promovida pela Associação Paulista de Gestão Pública (APGP), que administra o hospital.
A animação tomou conta do grupo, que dançou ao som de baladas sertanejas e música eletrônica. A iniciativa, explica a assistente social Valéria Corrêa, coordenadora da equipe técnica do Polo de Desinstitucionalização da APGP, surgiu a partir do interesse dos pacientes na dança. “Sempre discutimos a possibilidade de os usuários participarem de atividades fora do hospital. Recentemente, eles foram assistir a um espetáculo de circo, por exemplo. Além disso, possuímos a Oficina do Baile, por meio da qual os usuários aprendem a dançar. Eles adoram”, detalhou.
Segundo Valéria, a tarde dançante vai além de um simples momento de lazer. “Visamos desenvolver neles aptidões como organização, aprendizagem e noção de limites. Garantimos, ainda, a cidadania do usuário e o respeito a seus direitos civis, além de resgatar sua capacidade de interação e trocas sociais”, afirmou.