As baixas temperaturas têm alavancado a venda de vinhos em bares e restaurantes da cidade. Chopes e cervejas, por outro lado, têm ficado em segundo plano na preferência dos sorocabanos, conforme explica Wesley Rafael da Silva, sócio-proprietário do Bar do Português. “O friozinho não é muito favorável à venda de bebidas frias. Desde que o inverno começou, a venda de chope caiu cerca de 50%, mesmo ele sendo um dos nossos carros-chefes.”
Em contrapartida, segundo Wesley, a saída de vinhos aumentou em 80%. “Trabalhamos com rótulos chilenos, portugueses e nacionais. O pessoal prefere as opções quentes do cardápio, por isso apostamos na venda de vinhos, caldos, lasanha, escondidinho de berinjela e dobradinha, pratos típicos do inverno”. Em todos os sábados, a partir das 11 horas, a casa também promove uma feijoada especial.
Frio continua
E é bom o empresário continuar apostando em alternativas neste inverno, pois, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar de os termômetros subirem um pouco nos próximos dias, outra massa de ar frio deve voltar a atingir a região de Sorocaba, com aumento da nebulosidade e queda na temperatura.