Na noite de 27 de junho, o Objetivo Sorocaba recebeu, oficialmente, o selo de Acreditação Nacional Escolar (ANE). Trata-se de um sistema brasileiro de validação da Educação Infantil, com foco nos mais altos padrões internacionais de qualidade e segurança. A escola é a primeira de Sorocaba e região a ganhar essa certificação.
Para a diretora da unidade Portal, Élide Martins Rodrigues, a instituição vive o melhor momento da Educação Infantil. “Foi trabalhoso, mas conseguimos chegar aonde queríamos. Conquistamos o nosso espaço”, destacou. “Nosso modelo educacional para as crianças é exemplo em nossa cidade e nos municípios vizinhos. Isso mostra que somos reconhecidos e respeitados pela qualidade.”
Segundo as coordenadoras da Educação Infantil (de 0 a 6 anos), Gisele Lombardi, Patrícia Garbosa e Priscila Puccetti, a alegria é imensurável. “Esse reconhecimento é para todas as pessoas que se envolveram e acreditaram na construção de uma Educação Infantil de qualidade que respeita o período da infância”, discursou Patrícia em nome das colegas, emocionada.
O selo avalia itens como programa educacional; saúde e segurança das crianças; ambiente físico; gestão de colaboradores; relacionamento com os estudantes; parceria com as famílias e lideranças e gestão. A pontuação deve atingir 50% dos parâmetros.
De acordo com o avaliador e diretor do ANE, Camilo Saraiva, o sistema é o primeiro selo de qualidade educacional do Brasil. “Na minha avaliação, apresentei algumas sugestões de melhorias, até porque o perfeito não existe. Quem atua com Educação Infantil tem um papel muito importante na vida das crianças”, observou.
Sobre o ANE
É o sistema brasileiro de acreditação de escolas infantis (além de berçários, creches, pré-escolas, centros de recreação infantil e similares). Estas se submetem, voluntária e periodicamente, à avaliação, por meio de um rigoroso conjunto de padrões internacionais de qualidade e segurança, independentemente das fiscalizações oficiais obrigatórias mínimas.
O ANE se baseia num modelo americano, com mais de sete mil escolas avaliadas. A instituição tem parceria com o Governo da Suécia; a National Association for the Education of Young Children (Associação Nacional para Educação de Crianças); a ONG Criança Segura Brasil e a Cruz Vermelha Brasileira. No país, cerca de 30 instituições já foram acreditadas.