Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. Os estudantes chegam à sala de aula com o pensamento já estruturado pela forma de representação propiciada pelo uso de computadores, smartphones, iPhones e tablets. E é justamente aí que está o desafio dos educadores: tornar produtiva a intimidade dos alunos com os aparelhos e, ao mesmo tempo, não afastá-los do prazer de utilizá-los.
“A missão é desafiadora, porém plenamente possível”, assegura a professora de Português do Objetivo Sorocaba, Vanessa Bolina, que, no primeiro semestre deste ano, participou do programa “Leitura digital em sala de aula”, realizado pela empresa Guten. Com foco na área de letramento, a startup interage diariamente com escolas e professores, além de discutir quais as principais preocupações que esses educadores têm em suas rotinas. Nesta jornada, a instituição identificou angústias e preocupações comuns aos professores, tais como “por que meus alunos se distanciam dos livros ao longo do tempo” ou “como desenvolver o hábito leitor frente a tantos ‘distratores’ tecnológicos”.
Nasce então o programa de leitura digital, cujo objetivo é desenvolver habilidades e o prazer da leitura nos estudantes. O projeto fomenta o ecossistema de experimentações na área do letramento digital, trazendo à luz práticas de professores, lidando em seus contextos reais com suas limitações e potencialidades.
Constituiu-se um grupo de 15 docentes, das mais diversas regiões do país, os quais foram selecionados a partir de critérios como a área de atuação, ciclo de ensino, nível de envolvimento com leitura digital e infraestrutura da instituição de ensino. Após ser formado, o grupo trabalhou de forma totalmente remota por meio de uma plataforma educacional gratuita chamada Edmodo. Semanalmente, os mediadores lançavam desafios aos professores, que incluíam sempre um pequeno referencial teórico, situações problema, algumas perguntas para reflexão e o mais importante: uma atividade prática a ser realizada em sala de aula.
O programa “Leitura digital em sala de aula” não é propriamente um curso, mas um grupo de compartilhamento e experimentações. Ao longo de dez semanas, o grupo interagiu e contribuiu ativamente com pensamentos, trocas de experiências, autocríticas, planejamentos de aula, registros fotográficos e gravações em vídeo das aulas, além de feedbacks dos seus próprios alunos a respeito das práticas implementadas em sala que, no caso da professora Vanessa, foi a produção remota de um texto a partir de informações coletadas na web. O resultado desta ação pode ser conferido aqui: http://bit.ly/29nuGqf.
“O Objetivo Sorocaba sempre teve a visão de que tecnologia e ensino deveriam andar de mãos dadas. A escola aposta em interação digital há algum tempo já, vide as práticas de ensino híbrido realizadas em sala, e o programa da Guten só veio para agregar ainda mais conhecimento. O digital faz parte do nosso cotidiano, e as escolas não podem mais ignorar isto. Nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais envolvidos e entretidos com as novas tecnologias. Cabe a nós, educadores, criar projetos que as aproximem do currículo escolar”, enfatizou Bolina.