“O Monte Everest da odontologia”

Nove horas foi o tempo necessário para restaurar o sorriso de Shane MacGowan, vocalista da banda Pogues. Prestes a completar seis décadas de vida, o irlandês lidava com as consequências de uma longa história de negligência com sua saúde.

Nos anos 80, quando ascendeu ao sucesso, o músico já manifestava incontáveis – e preocupantes – problemas odontológicos. O vício irremediável em álcool e drogas fez com que Shane, eventualmente, perdesse todos os dentes.

Em 2009, optou por usar uma prótese. Porém, considerava esta uma solução temporária e pouco eficaz.

Seis anos depois, o artista estrelou um documentário, no qual relatava orgulhosamente a transformação do seu sorriso. Seu cirurgião-dentista, Darragh Mulrooney, sugeriu-lhe um implante de titânio, que possibilita a mastigação com a mesma força e confiança proporcionadas por dentes naturais.

“Este trabalho pode ser considerado o Monte Everest da odontologia”, brincou o especialista, ao ser entrevistado pelo jornal britânico The Independent. “Foi preciso reunir uma grande equipe para alcançarmos o topo.” Além de 27 dentes incrivelmente brancos e bem-cuidados, Shane exibe, também, um dente de ouro.

Para todos os presentes, o momento mais emocionante foi quando o paciente pôde, finalmente, morder uma maçã – algo que ele não fazia há vinte anos.

Darragh observa que o procedimento foi muito além da estética. “Shane gravou algumas das suas melhores canções quando ainda tinha dentes. Todos se questionavam como este tratamento afetaria sua voz. A língua é um músculo cuidadosamente afinado e faz movimentos precisos. Conseguimos, de forma eficaz, aperfeiçoar seu instrumento.”

Você também pode gostar: