Rapper aumenta em 50% as chamadas para linhas de prevenção ao suicídio

“Sinto como se estivesse louco, como se minha vida não fosse minha. Quem se identifica com isso?”. As frases da canção 1-800-273-825 retratam as experiências do rapper americano Logic, que batalhou contra a depressão por um longo tempo. Os números  do título remetem ao telefone da linha de prevenção ao suicídio nos Estados Unidos.

Em 27 de agosto, Logic se apresentou no Video Music Awards 2017 (VMA), transmitido pela MTV. Pouco após o show, uma boa notícia chegou aos ouvidos do cantor: foi registrado um aumento de 50% nos telefonemas de pessoas buscando ajuda e apoio emocional pelo 1-800.

O diretor do serviço preventivo, John Draper, declarou à CNN: “Isto se trata de conscientizar a população. As ligações que recebemos não incluem quantas pessoas que, só por escutarem a música, se sentiram mais esperançosas e menos solitárias”.

Já o produtor executivo do VMA, Garret English, acrescentou: “Neste ano, fomos forçados a nos despedir de artistas cedo demais”, aludindo às mortes de Chester Bennington (Linkin Park) e Chris Cornell (Soundgarden). “Queremos relembrar estes músicos e, ainda, mostrar que há maneiras de obter suporte, caso você esteja passando por um momento difícil.”

E no Brasil?

Por aqui, você pode recorrer ao Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo 141. Caso prefira, existem outros meios de conversar com um voluntário – incluindo Skype, chat online e e-mail. Acesse e saiba mais: www.cvv.org.br.

Setembro Amarelo

Falar é a melhor solução! O Setembro Amarelo coloca em pauta a saúde mental. Todos os dias, mais de 30 brasileiros tiram a própria vida.

O suicídio já faz mais vítimas do que a AIDS e o câncer. 

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. O endereço www.setembroamarelo.org.br traz um vasto conteúdo sobre o assunto.

 

Você também pode gostar: