Uma das campanhas periódicas mais longevas na Unimed Sorocaba é a do Outubro Rosa. Neste ano, além dos ambientes decorados para conscientizar sobre a importância dos exames de diagnóstico do câncer de mama, foram criadas ações especiais.
No site www.unimedsorocaba.coop.br/outubrorosa, será lançada uma série de vídeos com depoimentos de pacientes que passaram (ou estão passando) pela descoberta da doença e pelo seu tratamento. Por meio de seus relatos, eles ajudarão o público a se informar um pouco mais sobre o assunto e incentivarão a realizar a detecção precoce.
Já no dia 15, às 14 horas, profissionais de estética oferecerão maquiagem, massagem e aplicação de henna às pacientes que passam por tratamentos quimioterápicos. No dia 16, às 19 horas, será formada uma roda de conversa para que seus familiares abordem as formas de, efetivamente, apoiarem-nas durante a fase de terapia. Esta atividade terá como mediadora a psicóloga Laís Moriyama Pereira Lima.
A comunicação visual será peça decisiva para proporcionar os contornos necessários à campanha e, assim, destacar a data. O Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), a Farmácia Comercial e as unidades Comercial, Sede e Zona Norte, por exemplo, ganharão iluminação e adesivos exclusivos.
Camisetas alusivas serão distribuídas aos clientes atendidos pelo Espaço Viver Bem. Estes, inclusive, participaram de uma caminhada especial em uma das praças da cidade, no dia 7.
Todos os colaboradores serão convidados a trabalhar trajando roupas cor de rosa no dia 24. No interior do HMS, um backdrop estará exposto. Paralelamente, as funcionárias receberão lembretes para fazer os exames de mamografia e Papanicolau.
Como a Unimed Sorocaba é uma das patrocinadoras do time de basquete feminino do município, um novo uniforme foi confeccionado para ser utilizado pelas atletas nos jogos oficiais que disputarem em outubro.
Até o famoso mascote da equipe Magnus de futsal (tricampeã mundial), um cão da raça bernese montanhês, estará no átrio do HMS, trajando, elegantemente, um charmoso lenço rosa no pescoço. Atento e “solícito” com seus fãs, ele acompanhará a distribuição de folhetos explicativos sobre câncer de mama.