Hoje, falaremos sobre as 6 estratégias para comunicação durante a pandemia do coronavírus.
- Parta do princípio de que todo mundo está sendo bombardeado com informações (úteis ou desnecessárias). Então, coloque-se no lugar de quem irá receber o seu conteúdo. Muito cuidado em não errar na dose ao oferecer produtos e serviços, pois poderá criar a imagem de oportunista. Saiba que já existem perfis no Instagram– com grande audiência – denunciando marcas que estão em descompasso com esse momento.
- Ligue o radar. Monitore o que seus concorrentes estão publicando. Se existe um tema que está dominando quase totalmente a mídia (como a prisão do Queiroz, por exemplo), não vale a pena publicar conteúdo de informação geral, opiniões sobre a economia, distanciamento social, EPIs etc.
- Reflita sobre investir no marketing de influência, que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.
- A assessoria de imprensa voltou ao protagonismo. Diante do excesso de informações incompletas e inverídicas, as notícias de fontes confiáveis, como aquelas assinadas por sua empresa, têm maior reverberação.
- Invista na comunicação interna da sua empresa. Passe informações realmente úteis nesta época, como as Medidas Provisórias que alteraram as relações do trabalho e as ajudas do governo federal, por exemplo.
- Interaja e force a interação entre os departamentos da empresa, sobretudo porque, com o home office, os vínculos se afrouxaram.