O Residencial EcoPark, da Construtora Alavanca, recebeu na tarde de sexta-feira (17) a Unidade Móvel do Seconci-SP, que oferece atendimento odontológico gratuito a trabalhadores da construção civil. A ação é fruto de um estudo feito pela matriz do Seconci que identificou altos índices de câncer bucal no canteiro de obras. Embora pouco divulgado, o câncer de boca está entre os dez tipos que mais matam no país, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). A estimativa é que, só em 2016, mais de 15 mil pessoas descubram a doença, que foi a causa de 5.401 mortes em 2013, de acordo com o mais recente censo do Instituto.
“Os primeiros sinais podem ser uma afta que persiste por mais de duas semanas ou mesmo manchas e nódulos que aparecem espontaneamente. O dentista é o profissional que tem mais chances de detectar a doença logo no início”, disse Alessandra Vasconcelos Ribeiro, cirurgiã-dentista do Seconci-SP. Mesmo assim, segundo ela, ainda são poucos os trabalhadores que procuram atendimento preventivo e grande parte deles cultiva hábitos que colaboram para o aparecimento da doença, como o tabagismo e a má higienização oral. “O maior beneficiário desta ação é o próprio colaborador, que não precisa se ausentar do local de trabalho para receber um atendimento adequado.”
A Unidade Móvel realiza o trabalho de orientação, avaliação e triagem, e, conforme a gravidade do caso, encaminha o colaborador para atendimento especializado em unidades de saúde conveniadas. “Se o problema exigir alguma intervenção cirúrgica, encaminhamos o paciente para o tratamento clínico necessário. Geralmente, os problemas mais comuns são cárie, tártaro e ausência de próteses que prejudica a mastigação e, consequentemente, a digestão. Muitas pessoas sofrem com dores de estômago e gastrite sem saber que os distúrbios começam na boca”, alertou.
Aline Bueno, técnica em segurança do trabalho da Construtora Alavanca, recorda que tanto o pré-atendimento na Unidade Móvel quanto o tratamento são gratuitos. “O mais interessante do serviço é que ele realiza desde a avaliação e diagnóstico até a correção do problema, sem interrupção do tratamento. É uma excelente oportunidade aos colaboradores”, reforçou.