No último dia 25, alunos da Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba, plantaram mudas de árvores nativas em alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. A ação fez parte do programa “Adote uma Escola”, criado há doze anos pela cooperativa médica.
Além da equipe do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (NGES) da Unimed e de colaboradores da escola, participaram da iniciativa o biólogo botânico Demis Lima e a voluntária Walquíria Aparecida Barbosa. Os alunos foram conduzidos até a área verde adotada pela cooperativa médica, atrás do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), onde passa o córrego Itanguá. Lá, puderam conhecer diferentes espécies de plantas e vivenciar a experiência do plantio de mudas. Colocaram a mão na massa: ajudaram a posicionar a muda dentro dos berços e adicionaram terra e adubo. De quebra, receberam sementes para plantio em casa, frutas do setor de hotelaria do HMS e aprenderam mais sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida das pessoas.
“É importantíssimo despertar nas crianças esta maior conscientização ecológica, no sentido de zelar pelo meio ambiente. Esse contato mais próximo com a natureza possui um valor inestimável”, disse Miguel Villa Nova Soeiro Filho, superintendente da Unimed Sorocaba.
‘Adote uma Escola’
O programa foi desenvolvido pela Unimed Sorocaba a partir do estudo da realidade da área de entorno do seu hospital, na qual se identificou a necessidade de implantar melhorias na Escola Estadual José Osório de Campos Maia e Almeida. O programa consiste na atuação fundamental nos segmentos educacionais, culturais, ambientais e em diversas ações que visam à melhoria e manutenção da estrutura física.
O “Adote uma Escola” foi implantado em 2005 e, desde então, vem promovendo o desenvolvimento pedagógico e cultural dos alunos e oferecendo a eles estímulos que proporcionem a satisfação e o interesse em frequentar a escola. Entre as ações, estão o xadrez, psicopedagogia, inglês e atletismo.