Alunos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP realizaram, em 14 de outubro, ação no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III), da Vila Angélica, em Sorocaba. O local atende dependentes químicos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
O projeto “Confraterna Caps” é uma iniciativa do Comitê da PUC-SP da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (International Federation of Medical Students Association – IFMSA) e tem por objetivo promover a socialização dos assistidos, bem como atender suas necessidades de lazer.
No período da manhã, pacientes e funcionários interagiram participando de divertidas dinâmicas; à tarde, divertiram-se com karaokê, bingo, atividades aeróbicas e saborearam um lanche. A visita surpresa do grupo Pucalhaços, formado por alunos da faculdade, alegrou ainda mais o dia; os estudantes brincaram e cantaram com os assistidos.
Mariana Leme, secretária do Pucalhaços e diretora de Saúde Pública na IFMSA, explica que a primeira edição do projeto aconteceu em 2015 e, devido ao sucesso, repetiu-se neste ano. A iniciativa ocorreu, também, por ocasião do aniversário de fundação do Caps. “Tendo em vista a repercussão positiva do ano passado, decidimos realizar a intervenção novamente. A presença dos Pucalhaços também foi muito profícua, eles realizam um trabalho de terapia clown muito bacana”, disse.