A segurança do trabalhador no canteiro de obras é uma das maiores preocupações de construtoras e empreiteiras. Isto porque a complexidade de um empreendimento em construção envolve uma série de ações que podem comprometer seriamente a saúde e integridade física dos colaboradores que nele atuam.
Pensando nisto, a Construtora Alavanca criou o grupo Anjos da Obra, formado por colaboradores que têm a missão de realizar serviços em prol da segurança dos colegas de trabalho, como a implantação de proteção periférica nas lajes (guarda-corpo), limpeza e organização do canteiro de obras, preparo do sistema de ancoragem (linhas de vida) – sistema que permite a segurança do colaborador nas alturas sem riscos -, fechamento de vãos e de poços de elevadores, entre outras atribuições.
Além de executar ações de segurança, os Anjos da Obra são incumbidos de identificar possíveis fatores de risco. “Não poupamos esforços quando o assunto é a segurança e integridade do colaborador. Nosso objetivo é implantarmos, cada vez mais, políticas de prevenção de acidentes no canteiro de obras”, afirmou Aline Bueno, técnica de segurança do trabalho da Construtora Alavanca.