6 dicas fundamentais sobre marketing digital para médicos

médicos e redes sociais

Você, médico, certamente tem muito a contar sobre seu trabalho, suas histórias de sucesso e seu amor pela profissão. E não há lugar melhor do que as redes sociais para isso, certo?

Porém, o Conselho Federal de Medicina impõe regras – e é bastante rígido – acerca do uso do ambiente digital.

Por isso, abaixo, trazemos algumas dicas práticas, que você pode implementar a partir de hoje, para manter-se ativo no Facebook, Instagram, WhatsApp (ou a plataforma de sua preferência!), sempre respeitando o Código de Ética.

É DANDO QUE SE RECEBE

O que você oferece aos seus pacientes (ou futuros pacientes) além das consultas? No marketing DIGITAL, você sempre deve dar algo de valor. O que, por exemplo? Informação relevante. Porém, nunca confunda com uma miniconsulta.

Concorde ou não, ele existe e deve ser seguido sempre. Mesmo que seja aparentemente rígido, o Código de Ética permite uma série de ações elegantes e que podem ser implantadas a um custo extremamente baixo.

O VELHO E EFICAZ MARKETING BOCA A BOCA

Seguindo o que expus nos itens anteriores, você gerará uma grande empatia. Quanto mais forte ela for, mais o paciente tolerará esperar para ser atendido por você.

Afinal, o que ele quer é falar com você.

Ele se sentirá seguro, acolhido. E, acredite, ele falará de você para muita gente!

E então, vale a pena ou não aplicar esses itens no dia a dia?

MOSTRE QUE VOCÊ É HUMANO​

Mesmo que você seja educado, cortês e simpático, as pessoas tendem a ver os médicos como pessoas que se autovalorizam demais. Para quebrar esse preconceito, mostre momentos descontraídos:

  • Tire uma foto com seu cachorro e escreva algo como “depois de um dia intenso, minha recompensa é o amor”.
  • Ou, se puder expor uma pessoa amada, faça uma selfie e escreva o quanto essa companhia é importante.

CADÊ VOCÊ NA INTERNET?

A grande sacada está em gerar conteúdos para todas as mídias que você tiver, com conteúdo relevante. Você deverá gerar esse material de forma assertiva para cada pessoa que o acompanha.

Não industrialize, personalize.

Tenha em mente que quem ler seu post, assistir ao seu vídeo ou ler um comentário seu deve pensar: “Caramba, deve ter alguma câmera escondida aqui!”.

Isso dá trabalho? Sim, dá. Mas os resultados são excepcionais, acredite.

O QUE NÃO FAZER JAMAIS

Evidentemente, nunca ostente (viagens, carros, joias etc.), nem emita opiniões que possam gerar discussões acaloradas (como, por exemplo, sobre política, esportes ou religião).

Outra prática proibida é compartilhar fotos, vídeos ou áudios de autopromoção. Aqui se enquadra o clássico “antes e depois”.

Proteja seus pacientes: nunca exponha-os em fotos! Tome cuidado, ainda, com comentários que possam ser interpretados como uma consulta. Em caso de dúvidas, o paciente deve sempre ser atendido pessoalmente.

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