Alunos da unidade Portal do Objetivo Sorocaba celebraram, na tarde de quarta-feira (10), o NameTag Day (Dia do Crachá), movimento norte-americano que incentiva o diálogo e a integração entre as pessoas. A iniciativa consiste em sair às ruas com crachás de identificação (nametags) e se comunicar com o maior número de pessoas possível, conhecidas ou não.
A ação acontece anualmente nas cidades norte-americanas de São Francisco, Nova York e Pittsburgo, sempre no primeiro sábado de junho. No Brasil, o movimento é difundido pelo Objetivo Sorocaba pelo terceiro ano consecutivo. “Cada dia é uma oportunidade nova para conquistar amigos e compartilhar experiências. Muitas vezes, esquecemo-nos de observar as pessoas ao nosso redor, em nossa escola, bairro, ruas. O NameTag Day tem por objetivo romper com as barreiras sociais e acrescentar elementos humanos ao cotidiano da cidade”, explica a professora da Educação Bilíngue, Carolina Almeida.
Na quarta-feira, os alunos saíram pela vizinhança levando os crachás de identificação a quem passasse. O clima era de euforia entre os jovens. “O crachá acaba sendo uma desculpa para se aproximar do próximo, pois a intenção mesmo é conhecer gente nova e estreitar os laços com a comunidade”, afirma a professora.
O Dia do Crachá, ou NameTag Day, foi criado pelo produtor, editor e diretor de cinema norte-americano Michael Morgenstern no ano de 2013 e, desde então, vem atraindo entusiastas por toda parte.