Farmácia Comunitária Vital Brazil celebra 55 anos de atendimentos à população

Em 2022, a Farmácia Comunitária Vital Brazil celebra 55 anos de existência. O espaço oferece medicamentos de forma gratuita à população da região de Sorocaba e foi criado pela comunidade acadêmica do curso de Medicina da PUC-SP em 1967. Em outubro de 2002, ganhou o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso), passando a atuar como Farmácia Universitária.

Ela é reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e mantém sua variedade e quantidade de medicamentos por meio de doações e campanhas de arrecadação. Em suas cinco décadas e meia de funcionamento, já atendeu mais de um milhão de pessoas.

Todo o estoque disponível é doado pelos próprios pacientes, pelos estudantes e pelos profissionais da saúde, que têm consciência de sua responsabilidade social e da necessidade de cuidar do meio ambiente.

COMO DOAR – Doações podem ser feitas nos campi da FCMS da PUC-SP e da Uniso, além do Colégio Dom Aguirre. Os produtos devem estar bem embalados, em perfeito estado de conservação e dentro da validade, com vencimento a partir do mês seguinte. As cartelas de comprimidos das quais já foram retiradas uma ou mais unidades também são aceitas. Já os medicamentos líquidos, como xaropes, soluções ou pomadas, devem vir com o lacre do fabricante.

ONDE FICA – O espaço funciona no prédio anexo ao campus da PUC-SP (Rua Doutor Seme Stefano, Jardim Vergueiro). A farmácia presta atendimento às segundas, terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30, e às quartas, das 8h30 às 11h. Os interessados devem retirar senha na portaria, apresentar receita médica e documento de identidade do paciente.

Mais assuntos relacionados