De 26 a 30 de agosto, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) e o Hospital Santa Lucinda realizaram sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) 2019.
De acordo com a analista financeira e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da FCMS, Miltes Siqueira Lima, a média de comparecimento tem sido de 60 participantes por atividade e todos elogiaram muito a programação.
O ponto alto foram as palestras apresentadas no auditório Gelson Kalil, localizado no prédio da Biblioteca. No primeiro dia, o vereador Rodrigo Manga discorreu sobre a problemática da dependência química, enquanto o profissional em Tecnologia da Informação José Rosa abordou questões ligadas à telessaúde. Já no dia 27, Patrícia Savoi, médica com titularidade em Nutrologia, falou sobre estresse e equilíbrio na área da saúde, enquanto a mestre em Ciências Biológicas Marcela Pelegrini proferiu a palestra “Humanos ou Microbianos?”.
Durante a quarta-feira, os temas abordados foram atividade física e perseverança, pelo especialista em Fisiologia do Exercício e interno do curso de Medicina da PUC-SP Marcos Sato, e infecções sexualmente transmissíveis, com o ginecologista e obstetra David Vinícius Davida. O penúltimo dia do evento contou com a participação do psicanalista André Ariovaldo, que falou sobre autoliderança e transformação pessoal, e da publicitária e psicanalista Daniela Moscatelli, que discorreu sobre inteligência emocional. O fechamento da Sipat 2019 explorou as temáticas do tabagismo, com Luiz Bataglim, interno da faculdade de Medicina da PUC-SP, e comunicação não-violenta, com as coaches Priscila Cares e Samira Proença.